Qual é a melhor idade para se casar?

Perguntado por: amata8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Um estudo realizado na Universidade de Michigan em 2019 descobriu que as pessoas que disseram sim entre as idades de 25 e 32 anos tinham maior probabilidade de ter um casamento bem-sucedido.

Quer ter um casamento feliz? Uma possível opção é esperar para casar. Uma pesquisa realizada pela Aberta University no Canadá descobriu que pessoas que se casam mais tarde relataram ter níveis mais altos de autoestima e felicidade do que aqueles que se casaram cedo.

Quando decidem se casar muito cedo
Ter o lado pratico da vida bem claro pode ajudar a clarear os aspectos emocionais, como por exemplo saber que a convivência diária pode mudar o relacionamento com o namorado que antes era visto apenas no final de semana.

Segundo o estudo realizado com 633 mulheres casadas de bom nível educacional, a média de 3 anos e 6 meses foi considerada a mais indicada para namorar antes de casar. A pesquisadora ainda concluiu que o período de lua de mel entre os casais pode durar até dois anos depois da troca de alianças.

34 anos é a melhor idade para o homem, aponta estudo.

Ao casar, existe 50% de chances de que o relacionamento perdure. Do total, 50% terminam em divórcio. Passar a vida ao lado de uma pessoa pode parecer atraente, mas ter que passar todos os dias restantes da vida já não é uma ideia de felicidade.

101 COISAS QUE NÃO ME CONTARAM ANTES DO CASAMENTO é uma combinação de histórias de seu próprio casamento e dos relacionamentos de pacientes, amigos e alunos. São dicas sobre situações comuns no dia-a-dia que podem ser consultadas a qualquer momento e que ajudam a compreender e superar os obstáculos da vida de um casal.

Ainda segundo os especialistas, o que pode levar a um risco maior de separação é que, se uma pessoa se mantém solteira por tanto tempo, ela acaba se acostumando com essa vida e encontra mais dificuldade para se relacionar e aceitar outra pessoa.

Embora boa parte dos casais prefira não dormir juntos na véspera do casamento, muitos não veem problema nenhum nisso. Em especial os casais que já moram juntos. Estes preferem manter sua rotina e dormir na própria cama, acordando lado a lado no seu grande dia.

Um estudo publicado pela revista científica Journal of Family Psychology, da Associação Americana de Psicologia, sugere que casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória.

Alguns casais realizam o casamento no cartório em um dia e a cerimônia religiosa em outro. Também existe a possibilidade do casamento em diligência, que é quando você agenda uma data e o juiz de paz (ou juiz de casamento) se dirige ao local escolhido para a celebração, podendo ser um espaço comum, praia, buffet etc.

De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro. A sabedoria popular prega que não se deve pular de cabeça nem apressar as fases de um relacionamento.

De forma que o celibato acabaria instituído nos dois concílios de Latrão - o primeiro, em 1123, o segundo em 1139. A partir deles, ficou decretado que clérigos não poderiam casar ou mesmo se relacionar com concubinas.

Os conflitos que não são resolvidos toda noite antes de irem dormir criam um muro relacional que se torna cada vez mais difícil de derrubar. O ciclo contínuo de terminar o dia com raiva também pode criar um sentimento de desesperança no seu relacionamento.

Não, beijar na boca não é pecado se isso não levar a outros atos que são errados. Cada pessoa dentro do relacionamento deve conhecer e estabelecer seus limites. Um beijo dado sem segundas intenções no namoro não é pecado.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

A crise da meia idade masculina surge em torno dos 40 a 55 anos, variando de indivíduo para indivíduo, e se caracteriza como uma fase dolorosa na qual o homem é levado a avaliar a sua vida como um todo: profissional, afetiva, social e existencial.