Qual é a melhor hora para pescar?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar. No entanto, é preciso atentar a algumas características peculiares. No caso dos rios, escolher locais perto de barrancos sempre é uma boa dica.

A pesca noturna conta com diversas vantagens, pois neste momento os peixes costumam ficar mais vulneráveis, visto que sua visão e percepção são afetadas.

No frio, alguns peixes tendem a ficar mais no fundo da água, por ser um lugar mais confortável para eles. Para a pescaria de traíra no inverno (ou outras espécies com comportamento similar), deve-se usar as iscas artificiais– como os Jigs –, que são mais lentas e, portanto, alvo fácil.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

Se optar por viajar em junho e julho, os rios estarão mais baixos, o que facilita a pesca de espécies que ficam no fundo dos rios como Jaú, Pintado e Surubim. Além disso, em agosto e setembro, a pesca de Pacu de batida é mais fácil.

Durante a chuva, muitos peixes costumam ir até a parte mais alta da água. Isso porque ela é mais oxigenada e, com o céu fechado, a claridade fica mais amena, fazendo com que subam sem enfrentar problemas com a luz. Então, quando o tempo estiver chuvoso, vale apostar em uma pesca de superfície para ser mais efetivo.

Depois de saber qual vara usar na pesca no rio, as iscas também são importantes. As mais recomendadas são as minhocas, lambari, larva de besouro, pão, ração, massas ou até mesmo as iscas artificiais.

Resumindo, é bem simples: no frio, os peixes reduzem todas as atividades do corpo, principalmente a alimentação. Com as temperaturas baixas, eles nadam menos e às vezes param totalmente de comer. Assim, não existe isca que o peixe morda, o que torna a pescaria no inverno uma aventura sem garantias de bons resultados.

Mesmo assim, existem algumas espécies, como o bagre, que têm hábitos noturnos, ou seja, o mais indicado para quem quer fisgá-las é de madrugada.

A lua cheia emite uma grande quantidade de luz sobre a Terra e é considerada a melhor lua para pescar, já que atrai os peixes para a superfície. Neste período, eles ficam mais ativos e costumam caçar mais, portanto a captura fica mais fácil: com os acessórios corretos, você pode fisgar grandes exemplares.

Na Lua cheia, os animais estão na superfície e seu metabolismo aumenta, deixando-os mais agitados e facilitando a captura. A lua cheia é considerada por muitos pescadores a melhor época para pescaria.

Animais complexos
Assim, mesmo que os peixes não sejam capazes de sentir a dor da forma especializada como os mamíferos sentem – incluindo os seres humanos, isso não quer dizer que eles não sejam capazes de sentir dor de alguma forma.

O vento pode atrapalhar na pescaria, por isso, é sempre importante conferir qual é a previsão para o vento no dia em que se planeja pescar. De um modo geral, o ideal para a pesca é que não haja vento ou que a intensidade seja bem mínima, como grau 1, 2 e 3 na escala de Beaufort.

Esta é uma pergunta recorrente entre pescadores e muitas vezes levam a desistências de última hora. Alguns acreditam que sinal de chuva é igual a poucos peixes e fisgadas. Pois saiba que pescar nesses dias pode ser igualmente bom, ou até melhor, do que com o céu sem nuvens.

1- Barrem as Bananas!
Nem pensar, isso dá um azar danado! A superstição mais popular entre os pescadores no mundo inteiro é a proibição da fruta dentro de qualquer embarcação. Levar uma banana a bordo é sinal de má sorte para pescadores e marinheiros, e a crença não poderia ser mais séria.

O local de pesca é o primeiro ponto que você tem que prestar atenção para pescar peixes maiores. Observe o ambiente e veja se possuem aves aquáticas. Se sim, pode ir aonde elas estão – porque com certeza, lá vai ter peixe.

Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção.

Melhores horários
Alterando as técnicas, é possível pescar traíra o dia todo. Porém, os horários mais propícios são durante a manhã, entre 7h e 9h, quando a água está numa temperatura mais favorável para o peixe; e no período da tarde, a partir 15h30 ou 16h, até o escurecer.

Frogs - uma das iscas mais usadas aqui no sul, apela ao gosto notório das traíras por rãs e sapos, comuns nos alagados de todo o país. É uma ótima pedida para acessar locais com muita vegetação, onde iscas com garatéias ou anzóis expostos simplesmente não conseguiriam passar.

Bicuda (Boulengerella cuvieri) O peixe Bicuda é uma das espécies mais difíceis de se pescar, porque é um verdadeiro acrobata. Para caçar e fugir de predadores, o Bicuda dá saltos altos, se movimenta com extrema rapidez e enfrenta o seu oponente.

A Piracema tem durações diferentes para diferentes espécies de peixe, porém normalmente acontece entre os meses de novembro e fevereiro. Para saber qual é o período de restrição da sua bacia hidrográfica, você pode consultar os informativos disponíveis pelo Ministério da Pesca brasileiro.