Qual é a melhor hora para fazer caminhada?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz.

Fazer uma caminhada pela manhã aumentará sua frequência cardíaca e fluxo sanguíneo, além de despertar seu sistema nervoso. É também a oportunidade perfeita para se concentrar na respiração, o que ajuda a melhorar os níveis de oxigenação e energia.

Logo ao acordar, 30 a 40 minutos antes do exercício, aposte nos carboidratos de baixo índice glicêmico – aqueles que liberam o açúcar no sangue de forma gradativa – garantindo energia por toda a atividade. Pão integral, iogurte desnatado sem açúcar e frutas com aveia são boas opções.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Exercício físico é mais benéfico ao organismo quando praticado até 4 horas antes da hora de dormir. Antes de tudo, é importante destacar que a prática de exercício físico faz bem para o sono por uma série de motivos: ajuda a reduzir a ansiedade, a regular a respiração e garante mais bem-estar físico e mental.

Exercitar-se promove a liberação de substâncias relaxantes no organismo, o que facilita a indução do sono. Ao mesmo tempo, porém, depois da prática dos exercícios, o corpo pode levar duas horas para retomar a temperatura e ritmos normais. Dormir com o organismo quente ainda diminui a eficiência do sono.

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.

Segundo a nutricionista, açaí e abacate podem ser boas escolhas de frutas para dar mais energia ao organismo. Iogurte desnatado, misturado com chia, linhaça e frutas secas também pode ajudar no preparo para a caminhada. Acrescentar mel ao iogurte deixa a opção mais doce e ajuda a evitar a perda de massa muscular.

Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

Caminhar de manhã
Depois de praticar a atividade física, invista em alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido, banana com chia ou aveia, batata cozida, arroz integral com soja ou grão de bico, peito de frango com legumes, tapioca, entre outras.

Se for caminhar ao ar livre, adote um ritmo confortável, que não impeça você de conversar normalmente e não aumente muito a transpiração.

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física; Variar a intensidade e a velocidade da caminhada; Evitar a monotonia, procurando variar o percurso.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino. De acordo com o nutricionista Roni, a banana é uma das mais indicadas nesse caso.

5 Conselhos para recuperar depois da caminhada

  1. Hidratar corretamente. A maior parte das vezes não nos hidratamos o suficiente antes ou durante uma sessão de Caminhada. ...
  2. Fazer alongamentos. ...
  3. Comer corretamente. ...
  4. Dormir e descansar. ...
  5. Relaxar a tensão.

No fim do dia de caminhada, é importante ingerir bastante água e líquidos ricos em carboidratos para ajudar na reidratação, como sucos e vitaminas. Logo após o fim do esforço físico, deve-se consumir uma barra de cereal proteica ou um suplemento de proteína para iniciar o processo de recuperação muscular.

Caminhar pode ser melhor que ir à academia, diz pesquisa - Folha de Boa Vista. Pesquisas recentes afirmam que, nos programas de redução de peso, as atividades aeróbicas são bem mais eficientes que a musculação. Ou seja, quem precisa emagrecer deve investir em atividades como corrida ou caminhada rápida.

Um estudo realizado pela Escola de Economia de Londres, Reino Unido, descobriu que, quando realizada dessa maneira, a caminhada emagrece mais do que outras modalidades de atividade física.