Qual é a melhor fruta para comer depois do almoço?

Perguntado por: lpereira5 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são boas indicações para depois do almoço por causa da composição nutricional. Por exemplo: a vitamina C auxilia na absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal, o que pode beneficiar, principalmente, pessoas vegetarianas e veganas.

Dito isto, o corpo estará totalmente saudável com uma porção menor de maçãs, laranjas ou frutas vermelhas quando bater a vontade comer algo doce depois de almoçar ou jantar. Portanto, o consumo de frutas depois da refeição é uma prática saudável e recomendada.

Uma fruta consumida logo após a refeição pode não ser digerida adequadamente e os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente. Deve esperar pelo menos 30 minutos entre uma refeição e comer fruta.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Banana: além de também ser fonte de triptofano, essa fruta é rica em melatonina, conhecida popularmente como o hormônio do sono. – Abacate: considerada uma gordura saudável, a fruta é rica em ômega 9 e antioxidante GSH.

O melhor é escolher uma sobremesas à base de fruta, como banana sem açúcar, ou com baixo teor de açúcar. Há ainda o chocolate meio amargo, com pelo menos 60% de cacau — aconselha Haline. A nutricionista indica também ingerir esses docinhos logo depois da refeição.

Apesar de ser tradicionalmente consumida pela manhã, a nutricionista Luciana Novaes adianta que o mamão pode fazer parte das nossas refeições a qualquer hora do dia. A dica da especialista é misturá-lo em saladas com outros ingredientes e assim, ter uma entrada saudável, leve e saborosa para o almoço ou jantar.

Ajuda no funcionamento do sistema digestivo
Afruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro.

A banana é apontada pelo nutricionista como a mais indicada para ser consumida imediatamente antes ou até mesmo durante o exercício.

A fruta é rica em vitamina C e ajuda na absorção de outras vitaminas e tem uma enzima, a bromelina que ajuda na digestão. É uma boa ideia consumir depois de uma comida mais pesada.