Qual e a melhor fruta cicatrizante?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

O abacate, porém, é uma exceção, pois ele contém uma substância que inibe a ação da enzima colagenase. O papel dessa enzima é destruir o colágeno, ajudando a manter essa proteína no nível exato para uma boa cicatrização.

As frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão, são excelentes anti-inflamatórios por serem ricos em vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonoides e carotenóides, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de ...

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

As pomadas cicatrizantes são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a recuperar mais rapidamente, sendo uma boa opção para tratar feridas causadas por cirurgias, pancadas ou queimaduras, por exemplo.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

Os resultados dos ensaios anti-inflamatório e cicatrizante mostraram que o suco de caju verde reduziu eficientemente a inflamação e acelerou a cicatrização de feridas durante a fase intermediária desse processo quando comparado ao suco de caju maduro.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.

As frutas também são opções que colaboram se o seu objetivo é cicatrizar feridas no pós-operatório de maneira mais rápida. Dê preferência pelas cítricas, que estimulam o organismo na reconstrução de tecidos. Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Sim, a idéia de evitar alimentos gordurosos ou derivados de leite após qualquer cirurgia é mito.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Alguns cicatrizantes naturais, como a ligadura de mel, o cataplasma de chá de calêndula ou as compressas de camomila, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e/ou hidratantes, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a regeneração da pele, acelerando a cicatrização.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.