Qual é a melhor forma de estudar?

Perguntado por: sdrumond9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

10 dicas infalíveis de como estudar melhor e arrasar nas provas

  1. Fuja da curva do esquecimento. ...
  2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas. ...
  3. Aposte na aprendizagem contextual. ...
  4. Crie conexões entre o tema estudado e a sua vida. ...
  5. Revise os temas mais importantes antes de dormir.

A partir dos princípios da aprendizagem que agora você conhece, chegou a hora de respondermos à pergunta: afinal, quantas disciplinas estudar por dia? A resposta não poderia ser outra: estude o número de horas que tiver disponíveis por dia, uma disciplina por hora, com intervalos de 10 minutos a cada sessão de estudos.

Esse método consiste em uma análise de narrativas de situações reais ou simuladas de complexidade variável sobre aspectos científicos e sócio-científicos, oferecendo aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem ( e Queiroz, 2010).

Por que estudarsono? De fato, é comum ter sono depois que você começa a estudar. Isso porque seu cérebro usa uma enzima chamada ATP (trifosfato de adenosina) para se manter acordado e manter seu corpo em funcionamento.

Os estímulos que o estudante recebe durante uma aula chegam ao cérebro pelos órgãos dos sentidos e ativam diferentes conjuntos de neurônios, conectados entre si, cada um deles envolvido com uma função mental importante para a aprendizagem. A atenção seleciona as informações e o cérebro dá um significado a elas.

Mantenha o foco, a disciplina e não pule etapas
Assim como a cultura japonesa valoriza muito a disciplina, busque manter o foco no seu objetivo. Crie uma rotina de estudo, escolha um lugar calmo, organizado, bem iluminado e sem distrações para estudar.

Estudo durante a noite
Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo. No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

7 etapas práticas para estudar longas horas sem ficar cansado

  1. Organize o seu tempo.
  2. Pratique exercícios físicos.
  3. Descanse bem antes de estudar.
  4. Faça pausas regulares.
  5. Mantenha sua saúde mental.
  6. Se possível, estude à luz do dia.
  7. Cuidado com a alimentação.

Descubra 8 técnicas para estudar e aprender mais rápido!

  1. Busque seu horário mais produtivo. ...
  2. Lembre-se de realizar pausas. ...
  3. Elabore resumos de conteúdos e mapas mentais. ...
  4. Ensine outras pessoas. ...
  5. Faça simulados sobre o assunto que está estudando. ...
  6. Pratique atividades físicas. ...
  7. Mantenha o foco. ...
  8. Faça revisões periódicas.

O learning agility – ou agilidade de aprendizagem, em português – é um termo criado por Hallenbeck para se referir à habilidade de aprender rapidamente com uma experiência e, além disso, aplicar o aprendizado na tomada de decisão.

Técnicas de memorização visual

  • Contar histórias ou fazer associações. Esta técnica é ótima se tiver uma mente criativa e precisar se lembrar de uma longa lista de itens. ...
  • Fichas ou cartões de memorização. Escrever pode ajudar a visualizar melhor a informação. ...
  • Mapas mentais. ...
  • Método dos loci.

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

'NÃO gosto de estudar': Saiba como superar o desconforto com os...

  1. Primeiro, descubra o que o motiva. ...
  2. Aceite o desconforto. ...
  3. Estude por pelo menos 15 minutos. ...
  4. Administre o tempo dedicado aos estudos com um cronômetro ou relógio. ...
  5. Depois, pause ou continue. ...
  6. Repita o processo.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, ansiedade, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca, insegurança e até depressão.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Uma dica importante é não estabelecer horas de estudos sem pausas, você pode dividir o tempo de cada matéria. Por exemplo, estudar durante 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos. Neste tempo de descanso, o ideal é levantar, esticar as pernas, beber água ou fazer um lanche.