Qual é a melhor federal do Brasil?

Perguntado por: rmodesto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792, em razão da existência da sua Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas.

No entanto, a Universidade de São Paulo (USP) lidera como a melhor universidade da América Latina, mesmo tendo caído da 103ª posição para a 109ª neste ano. O título de melhor universidade do mundo foi para a Universidade de Harvard, que obteve a primeira colocação em todos os critérios avaliados.

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) possui um dos cursos de graduação mais concorridos do Brasil, somando mais de 300 candidatos por vaga para ingressar em Medicina. Na edição de 2023, 67.657 pessoas se inscreveram para concorrer às 7.690 vagas dos cursos ofertados.

Ocupando o 115º lugar, a USP (Universidade de São Paulo) tem a melhor colocação e subiu 6 posições na comparação com a última edição do ranking. A instituição paulista é seguida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na 210ª posição, e pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na 333ª.

UFRJ

UFRJ se mantém como a melhor universidade federal do Brasil, aponta ranking. Pela décima vez consecutiva, de acordo com a pesquisa realizada pelo Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade Federal do Rio de Janeiro figurou novamente como a melhor universidade federal do Brasil.

A faculdade UFRJ apresenta nota de corte média de 714.14 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, considerando a menor nota de corte de 615.64 pontos no curso de Letras - libras, e a maior nota de corte de 828.24 no curso de Medicina.

Globalmente, o 1º lugar continua sendo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), seguido pela Universidade de Cambridge e pela de Oxford, ambas no Reino Unido. Stanford, que ocupava o 3º lugar na edição anterior, caiu para 5º, e Harvard ocupa a 4º posição.

São Paulo na liderança com as melhores universidades do Brasil. Como você viu, só no Estado de São Paulo estão três entre as 10 melhores do Brasil no ranking internacional: USP, Unicamp e Unifesp. Depois vem o Rio de Janeiro, com duas instituições: UFRJ e PUC-Rio.

USP, Unicamp e UFRJ lideram todos os rankings das melhores faculdades do Brasil. Se você está no processo de começar uma graduação, sabe que além de escolher o curso, também é muito importante definir a instituição de ensino que você vai estudar.

Descubra as universidades mais bonitas do Brasil: um roteiro de viagem cultural

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) ...
  • A Universidade Federal de Brasília (UnB) ...
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) ...
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ...
  • Universidade de São Paulo (USP) ...
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, as graduações mais procuradas pelos estudantes brasileiros são: Pedagogia – 557,2 mil matrículas. Administração – 341,1 mil matrículas. Contabilidade – 193,1 mil matrículas.

Entrar em uma faculdade federal é uma empreitada exigente: demanda muito foco, horas e estudo e, em alguns casos, meses ou até anos de cursinho preparatório. Mas você sabia que o vestibular convencional não é a única maneira de ingressar em uma faculdade federal?

Na última edição do programa, no primeiro semestre de 2023, os 10 cursos menos concorridos no Sisu, na modalidade de Ampla Concorrência, foram: Filosofia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Nota de corte: 323,18.

Arquitetura. 22.50hXNUMX/semana. Este curso torna o primeiro diploma de graduação mais difícil do mundo, de acordo com a minha lista, com base no número de horas de preparação para as aulas. Os alunos de arquitetura aprenderão como fazer projetos e construir estruturas.

A USP também é a maior produtora de pesquisas da América Latina e se destaca no indicador de Artigos/Corpo Docente. Obteve pontuações máximas nos indicadores de Pesquisa Internacional e Perfil Online e se firmou como a segunda melhor universidade da região.

Somente o curso de Medicina, o mais concorrido desta edição, possui 154,6 candidatos por vaga.

A primeira vantagem da faculdade federal é que o ensino é gratuito, já que as instituições são mantidas pelo Governo e administradas com dinheiro público. Muitos alunos acabam se mudando de cidade para conseguir frequentar a unidade em que foram aprovados. No entanto, não precisam arcar com mensalidades.

Universidade do Rio de Janeiro

Entretanto, a primeira universidade federal do Brasil de fato foi a chamada Universidade do Rio de Janeiro (URJ), fundada em 1920 pelo Decreto n.º 14.343. Mais tarde, a instituição mudou o nome para Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como é conhecida até hoje.