Qual é a melhor época para plantar tomate?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Qual é a melhor época para plantar tomate? Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura. Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor.

120 dias

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1).

A pouca luminosidade prolonga a fase vegetativa do tomateiro, retardando a produção. Por outro lado, alta luminosidade antecipa o início da frutificação. A planta não é afetada, significativamente, pelo comprimento do dia, produzindo bem tanto em épocas com dias curtos como longos. Assim, o fruto floresce o ano todo.

Para cada fase há um tipo de rega é indicado. Para as mudas, receber água todas as manhãs propiciará um desenvolvimento mais rápido e saudável. Quando já estiver crescido, três vezes por semana é o suficiente. Aguar demais a planta pode encharcar suas raízes também, então é necessário cuidado com os excessos.

tomate: as plantas companheiras do tomate podem ser alface, cebola, aipo, salsa, hortelã, manjericão, dentre outras; pimentão: boas plantas companheiras do pimentão podem ser alface ou chicória.

O tomate pode ser plantado em qualquer época do ano.

O tomateiro se desenvolve bem em regiões de clima temperado, tropical de altitude e subtropical. Por isso, seu cultivo é realizado em diversas regiões do mundo. A temperatura média no período de cultivo deve ser de 21°C, no entanto, a planta tolera uma faixa de 10 a 34 graus.

outono

O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

Farinha de ossos
É um fertilizante natural que deve ser utilizado durante a plantação dos tomateiros.

2,5 litros

O tomate precisa de 2 a 7 milhões de litros de água por hectare por safra em tomateiros de alta produtividade. Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

Já o tomate BRS Zamir apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta em três vezes o número de flores e frutos por penca, em comparação aos outros materiais do mesmo segmento.

Potássio. Os tomates possuem exigência relativamente alta de potássio com mais de 300 kg/ha de potássio sendo usados normalmente. Altos níveis de potássio resultam em altas produtividades de tomate. O equilíbrio com outros nutrientes como cálcio e magnésio também é importante.

O espaçamento sugerido para cultivares de hábito de crescimento determinado e linha simples conduzida em uma única haste é de 1,00 a 1,10m entre fileiras e de 0,30 a 0,50m entre plantas na casa de vegetação. Quando a condução for de duas hastes, sugere-e o espaçamento entre plantas de 0,40 a 0,50m.

O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.

Tomate é sensível à chuvas e umidade
Por sofrer muito com as chuvas – em solo úmido, a planta pega fungo com facilidade –, o tomate tem forte impacto no Índice de Preços ao Consumidor. Se chove demais na primavera, época em que começa a colheita, o tomate pode apodrecer no pé, um prejuízo e tanto para os produtores.

regar uma a duas vezes por semana. Para tratamento da doença com aplicação foliar: diluir 1 copo de leite em 4 copos de água. Agitar a mistura e pulverizar. Aplicar duas vezes por semana se as folhas já estiverem com sintomas evidentes de oídio.

Poda de folhas e raleio de frutos: a poda das folhas no tomateiro é recomendada para melhorar o arejamento, aumentado a eficiência fotossintética e principalmente reduzir os riscos de incidência de pragas e doenças, assim como facilitar seu controle.