Qual é a melhor cor de luz para dormir?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. As cores boas para dormir. Dentre as cores mais recomendadas estão o azul, o verde e o lilás.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

Faça-se a luz! Eis que os artigos de iluminação passam a ser utilizados também no processo de melhoria do sono por conta da sua temperatura e também das tonalidades, como o vermelho, para o relaxamento; e o azul, para o descanso, são incluídas no dia dia de quem busca dormir mais (e melhor).

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

A luz faz parte do nosso ciclo de sono vigília, e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de estar acordado e desperto. Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano.

O farol de posição, por exemplo, é utilizado apenas nos dias em que a neblina ou a chuva atrapalham a visibilidade dos motoristas. Já o farol baixo deve ser usado durante a noite, para complementar a iluminação das ruas (se o carro estiver parado para embarque e desembarque, você pode manter somente a lanterna).

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Mas as mais utilizadas, como azul e verde, podem ter efeito relaxante e tranquilizador. No que diz respeito à iluminação, o fabricante destaca a capacidade da luz vermelha, que teria sido utilizada pela NASA para estimular a produção de melatonina (hormônio do sono).

As cores claras, como branco, bege, nude, cinza claro, areia e tons pastel, garantem uma sensação de amplitude para quartos pequenos, por isso são mais recomendadas. Não que tons fechados precisam ser evitados completamente, mas podem estar em detalhes, como em objetos de decoração e roupas de cama.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo também libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, quando a serotonina é liberada, nos sentimos mais ativos e dispostos.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.

A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse).

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Usar o modo noturno não é tão recomendado quando se tem luz do dia. Isso porque os seus olhos já estão acostumados com ela. Já de noite, seu corpo entende que está chegando a hora de descansar. Aí sim ele é útil, pois isso afeta sua visão.

Regula o ritmo circadiano (o nosso "relógio biológico" interno), que controla o nosso ciclo de sono-vigília. Por isso, é essencial para uma boa noite de sono. Ela também pode aumentar a atividade do cérebro, melhorando a memória, o humor, o estado de alerta e o desempenho mental.

Já foi constatado que a luz LED vermelha no quarto é uma tonalidade que ajuda no descanso e no relaxamento, a especialista Mariana Figueiredo em entrevista a BBC mundo falou que não só apenas o LED vermelho ajuda no bom sono, mas também hábitos como suspender o uso de telas antes de dormir ajudariam no descanso no seu ...

Conheça os efeitos da luz azul no sono
O que acontece é que o corpo não compreende a luz azul como um tipo de luz artificial e, por conta disso, a produção de melatonina é prejudicada, bem como o ritmo circadiano do indivíduo, provocando o estado de alerta e contribuindo para o surgimento de um quadro de insônia.

Como funciona? A luz vermelha ajuda a energizar as mitocôndrias nas células do corpo, o que subsequentemente acelera a recuperação e o rejuvenescimento dos tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e a estimulação do colágeno. Ela também aumenta notavelmente o fluxo linfático.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

O farol alto é aceito para vias sem iluminação, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo. O acionamento rápido do farol baixo (o famoso sinal de luz) pode ser empregado para alertar outros motoristas sobre perigos na pista contrária. Ou para sinalizar a intenção de ultrapassar.