Qual é a melhor carne de segunda mais macia?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Diferentemente das outras carnes dessa lista, a fraldinha é uma carne de segunda que poderia muito bem ser considerada de primeira, já que ela é extremamente macia e suculenta. Ela pode ser usada nos mais diversos preparos, desde o churrasco até o hambúrguer.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

acém

O acém é a maior parte da área dianteira do boi, e a mais macia, conservando textura e sabor equilibrado.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

Cortes de carne bovina de segunda

  • Costela;
  • Paleta;
  • Chuleta;
  • Coxão Duro;
  • Fraldinha;
  • Acém;
  • Músculo dianteiro.

Coxão mole
É uma carne mais macia do que o coxão duro. Como carne moída, serve perfeitamente no preparo de muitos pratos.

Seriam elas capa de filé, coxão duro, chuleta, paleta, fraldinha, costela, músculo dianteiro e acém. As carnes de segunda, tidas como carnes menos nobres e menos suculentas, entretanto, podem render pratos surpreendentes.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

SEGUNDA CARNE MAIS MACIA DO BOI | Shoulder paleta | Como preparar churrasco com raquete da paleta - YouTube.

A primeira dica para deixar a carne mais macia é dar um banho de marinada. Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos.

Explico: mais barato ainda é o acém ou o peixinho, que custam R$ 14,00 o quilo e que também podem “render” ótimos bifes, só que de panela. Isso porque estas carnes são mais duras que o contra filé ou o patinho (que custa R$ 25,00 o quilo) mas, cozidas na pressão, ficam super macias.

Outras opções de carnes que podem ser moídas são o coxão duro, coxão mole e o lagarto. Geralmente esses cortes se mantém na mesma faixa de preço do patinho. Eles também trazem ótimos resultados nas comidas típicas do dia a dia.

Já a costela ponta de agulha ou minga é considerada a “rainha das churrasqueiras” por toda sua suculência, maciez e por ser muito bem entremeada por carne e gordura.

A capa de filé é um corte bovino que fica acima do filé ou até mesmo entre as costelas, e é considerada carne de segunda por conter uma textura extremamente desigual e ser cheia de nervos.

Enquanto a alcatra chama atenção por ser um corte macio, mais magro e que serve muito bem de aperitivo, o contrafilé pode ser mais versátil na hora do churrasco , permitindo uma diversidade de sabores impressionante desde que bem escolhido e preparado.

3. Músculo. O corte é tão macio quando o acém e pode ser utilizado para vários pratos, contudo, é importante que contenha bastante molho, pois a carne é mais fibrosa, sem tanta gordura e portanto, quando preparada sem molho, pode ficar seca.

Existe carne de terceira? Sim! As chamadas "carnes de terceira" são classificadas dessa forma devido a característica de acumular mais nervos e gorduras em quantidades indesejáveis, alguns exemplos são: músculo, pescoço e ponta de agulha.