Qual é a melhor atividade física para quem tem artrose?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Em geral, as melhores opções de exercícios são aqueles que não sobrecarregam a articulação, como musculação, crossfit e pilates. Atividades de alto impacto, como corrida ou futebol, tendem a causar maiores dificuldades, mas podem ser praticadas de acordo com a gravidade do quadro.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

Um estudo publicado no The Journal of Rheumatology concluiu que exercícios na água e/ou na bicicleta reduzem significativamente os sintomas de quem tem artrose no joelho.

Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.

O betacaroteno é outro potente antioxidante que também ajuda a reduzir a progressão da artrose ao neutralizar a ação dos radicais livres que danificam a cartilagem. A principal fonte de betacaroteno são os alimentos de coloração amarelo-alaranjados como cenoura, beterraba, batata-doce, damasco, abóbora, mamão e manga.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

A principal fonte de gordura saturada na alimentação ocidental é a pizza, que deve ser evitada por quem tem artrose no joelho. Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados.

Benefícios do exercício físico para quem tem artrose
Em geral, as melhores opções de exercícios são aqueles que não sobrecarregam a articulação, como musculação, crossfit e pilates.

Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.

O ideal seriam 10 a 15 minutos todos os dias. Fique atento aos sintomas. Se aqueles sintomas tiverem piorando depois da caminhada importante às vezes associar recursos regenerativos da fisioterapia como por exemplo laser e ultrassom para não que não haja reação inflamatória.

Para principal autora da pesquisa, exercício é uma alternativa no tratamento contra a doença. Um promissor estudo novo sugere que caminhar pode prevenir dores nos joelhos em pessoas com osteoartrite (artrose).

Pacientes com artrose de quadril e joelhos têm conseguido excelentes resultados com a prática de pilates terapêutico. “Ao criar consciência corporal, a atividade fortalece e alonga. Isso melhora todo o sistema motor e biomecânico do paciente, restabelecendo movimentos alterados pela artrose.

Quando a artrose atinge o nível 3, os sintomas já passam a causar limitações para atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e agachar. Quando se chega neste nível, o esporte deve ser completamente adaptado.

Atualizado em outubro 2022. Alguns remédios caseiros para artrose e artrite, como chá de alecrim, chá de salgueiro-branco e chá verde, possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a aliviar sintomas como dor nas articulações e inchaço nas mãos, joelhos e pés, por exemplo.

Existem comprovações científicas dos benefícios do uso? A evidência que temos do uso do colágeno tipo II é que esta substância ajuda no controle inflamatório da artrose.