Qual é a média de filhos por família antigamente?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.4 / 5 15 votos

Lançado globalmente nesta quarta-feira, 17, o relatório Situação da População Mundial, do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa-ONU), mostra que a família brasileira tem uma média de 1,7 filho - na década de 1960, essa média era de 6 filhos.

A taxa de fecundidade no Brasil diminuiu de 6,28 para 1,87 em 50 anos (1960 a 2010). Em 2030 deve ser alcançado o patamar de 1,5. O tamanho médio das famílias brasileiras diminuiu de 3,62 pessoas em 2008 para 3,07 em 2018. número de filhos das que têm até 3 anos de estudo.

O tamanho médio das famílias registrado pela PCV (3,2 pessoas) não apresenta grandes variações entre as diferentes regiões do Estado. Famílias com seis ou mais pessoas representam menos de 7% do total. Ao se considerarem as famílias com filhos, observa-se que a média é de 1,9 filho por família.

Aos 68 anos, ele lidera uma família de 12 mulheres, 102 filhos — o mais novo com menos de 10 anos e o mais velho com mais de 50 anos — e 578 netos. Ele se tornou uma atração em sua aldeia, Bugisa, no leste de Uganda.

Apenas um homem teria batido o recorde do imperador mongol, um sultão do Marrocos, chamado de Moulay Ismael. A história aponta que ele teve cerca de 1.171 filhos de 500 mulheres em um período reprodutivo de 32 anos.

Essa queda da natalidade está ligada ao alto custo de vida nas cidades e também aos gastos, cada vez maiores, que os pais têm para educar os filhos. As famílias brasileiras estão menores, muitas vezes, por imposição da economia. A família da Quélita sempre foi numerosa.

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Estudo do Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo mostra que o número médio de filhos, entre 2000 e 2020, passou de 2.08 filhos por mulher para 1,56, significando redução de 25%.

Irmão mais velho era responsável por cuidar do bebê
Quem é caçula e cresceu nos anos 80 certamente se lembra de ficar em casa sob os cuidados do irmão mais velho, que também era criança. Os pais davam aos pequenos esse tipo de responsabilidade e tudo bem.

A taxa de fecundidade total, a média de filhos que uma mulher teria ao longo da vida, também caiu, para 1,64, a menor já vista desde que começaram os registros, na década de 1930.

Leia mais. A taxa de fecundidade total (TFT) do mundo em 2022 – de 2,31 filhos por mulher – ainda está acima do nível de reposição (que é de 2,1 filhos por mulher) e só deve atingir o patamar de 2 filhos em 2065, segundo a projeção média da Divisão de População da ONU, mostrada no gráfico abaixo.

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

No total, Catarina e Filippo tiveram 11 filhos (foram 12, mas o primogênito morreu na infância). Um bom número de descendentes, mas não anormal para a época. O sogro de Filippo, Jerônimo de Albuquerque, teve 24 filhos, o que lhe valeu o apelido de Adão Pernambucano.

“Essa queda no número de filhos foi devido a transição demográfica, ou seja, a queda nos níveis da fecundidade no Brasil ocorreu de uma forma muito rápida, em 30 anos.

2,1 filhos

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

Afinal, o homem pode produzir milhões de espermatozóides diariamente ao longo de sua vida, o que significa que ele não tem nenhum limite para quantas crianças pode conceber.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.

Lina Medina Vásquez

Em 1938, uma menina peruana de apenas 5 anos se tornou a mãe mais jovem do mundo. Quando Lina Medina Vásquez estava no quarto ou quinto mês de gravidez, seus parentes começaram a suspeitar que algo estava errado com sua saúde.

"No começo era uma piada... mas agora é um problema", diz Musa Hasahya Kesera, pai de 102 filhos de Uganda que admite que está cada dia mais difícil atender às suas necessidades (...) ou até mesmo lembrar seus nomes.

Conheça a maior família do mundo: 1 marido, 39 esposas, 94 filhos e 33 netos. Os números impressionam. Os 167 membros da família Ziona moram em uma casa de quatro andares com 100 quartos, a maior entre as colinas da aldeia Baktwang, no estado indiano de Mizoram.

No ano passado, o país registrou 10,6 milhões de bebês –11,5% a menos na comparação com 2020. Apesar de Pequim ter encerrado sua política de filho único em 2016 e, desde o ano passado, permitir que casais tenham até três filhos, as taxas de natalidade não voltaram a subir.

A China impôs uma política de filho único – na qual cada casal podia ter apenas um filho – de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos. Ainda assim, os nascimentos continuaram diminuindo nos últimos cinco anos.