Qual é a matéria-prima mais utilizada no mundo?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Café é a matéria-prima mais vendida a nível mundial, a seguir ao petróleo.

É um produto natural ou transformado usado como base no processo produtivo das indústrias. A matéria-prima pode ser de origem vegetal (por exemplo, o cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate), animal (o couro do gado bovino, caprino ou de outro animal, com os quais se fabricam sapatos, bolsas, etc.)

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico.

O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI.

Dito isso, conheça as 7 principais commodities brasileiras:

  • Soja;
  • Café;
  • Petróleo;
  • Alumínio;
  • Suco de Laranja;
  • Minério de Ferro;
  • Boi Gordo (carne).

As três principais commodities são responsáveis por dois terços de todo o volume de grãos produzido globalmente. O milho lidera o ranking, com 1,2 bilhão de toneladas, correspondente a 40% da produção mundial, seguido pelo arroz, com 512 milhões, e pela soja, com 371 milhões.

Além da fibra, que pode ser considerada a base de todos os tecidos e a principal matéria prima, os produtos químicos usados na lavagem, extração de resíduos, preparação e tintura também devem ser considerados parte do processo de produção dos tecidos.

grafite

Minas de grafite
Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida.

As matérias-primas utilizadas na produção de alimentos são de origem vegetal, animal e mineral (água e sal).

FIBRA DO ALGODÃO: PRINCIPAL MATÉRIA-PRIMA
Em termos econômicos, a pluma produzida nas algodoeiras é o principal produto primário do algodão, já que são as fibras mais longas do algodão em caroço que vestem cerca de 40% da população mundial.

Matéria-prima animal
A matéria-prima vegetal é aquela que é adquirida por meio da pecuária, ou seja, pela criação de animais, caça e pesca. Umas das principais matérias-primas animais comercializada ao redor do mundo é a carne, o leite, os ovos, e o couro.

Matérias–Primas Naturais são aquelas utilizadas como extraídas da natureza ou que foram submetidas a algum tratamento físico para eliminação de impurezas indesejáveis, ou seja sem alterar a composição química e mineralógica dos componentes principais.

O leite é uma união de gordura, proteína, lactose, vitaminas, sais minerais e água. Embora estejam ali, todos juntos e misturados, são esses constituintes, cada uma com suas próprias características, que possibilitam a origem aos mais variados produtos.

Tipos de matérias-primas
As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

A matéria-prima vegetal é a planta medicinal fresca, droga vegetal ou derivado vegetal empregado na fabricação ou na elaboração de medicamentos. É o material de partida para a produção de intermediários, e é considerada um insumo farmacêutico ativo.

Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a "parkesina", precursora da matéria plástica - uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada. Uma boa substituta da borracha.

A origem do plástico
Os materiais plásticos são subprodutos de origem da indústria do petróleo, derivados do óleo e da extração de matérias-primas no processo de refinamento do petróleo bruto ou até mesmo de gás natural.