Qual é a principal matéria-prima do lápis?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

grafite

A grafite que se usa hoje não é pura – uma mistura de barro seco e água é acrescentada à grafite para amaciar o material, que é então comprimido sob altas temperaturas até virar um cilindro. Já a mina do lápis de cor não tem grafite – no lugar, entram barro, goma, cera e pigmentos.

Em 1795, o químico francês Nicholas Jacques Conté desenvolveu e patenteou o processo moderno de produção de lápis, misturando grafite em pó com argila que, depois de moldados eram endurecidos em alta temperatura, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos graus de dureza do grafite.

Nos primeiros lápis, pedaços de grafite eram enrolados em cordas ou pele de animais para facilitar o manuseio. Mais tarde, alemães começaram a usar pedaços de madeira para cobrir a grafite. O apetrecho foi evoluindo até ganhar uma borracha na ponta em 1858, invenção do americano Hyman Lipman.

Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos. Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade.

A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.

celulose

A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel. A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores.

celulose

A matéria prima do papel é a celulose.
Por isso, na produção de papel é importante o desfibramento, a deslignificação e a lavagem da madeira, ou seja, a retirada dos outros compostos da madeira.

Assim como o carvão, o grafite é uma variedade de carbono, proveniente da decomposição de florestas pré-históricas. O grafite sólido foi descoberto em 1504, na mina de Cumberland, na Inglaterra. O primeiro lápis de grafite foi fabricado em 1662.

A grafite possui uma composição química igual à do diamante, isto é, carbono puro. No entanto, estas duas substâncias não são iguais e a diferença reside na disposição dos seus átomos. Na grafite, cada átomo vai ligar-se a três outros átomos de carbono, no mesmo plano, conduzindo à formação de anéis hexagonais.

Atualmente os lápis escolares são atóxicos e não possuem chumbo em sua composição, já que muitas crianças têm o hábito de colocar este tipo de material na boca. Essas coberturas são geralmente feitas a partir de grafite e ceras, que são uma fonte de carbono para as plantas.

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

O início do processo de produção
Para iniciar a produção, a madeira é cortada em pequenos pedaços retangulares que recebem o nome de tabuinhas, e nelas são feitas pequenas entradas de forma que caiba o “recheio” do lápis.

  • Nicolas-Jacques Conté
  • Conrad Gessner

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.

FIBRA DO ALGODÃO: PRINCIPAL MATÉRIA-PRIMA
Em termos econômicos, a pluma produzida nas algodoeiras é o principal produto primário do algodão, já que são as fibras mais longas do algodão em caroço que vestem cerca de 40% da população mundial.

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico.

A maioria dos produtos que conhecemos como matérias-primas são oriundos de atividades do setor primário da economia, como a mineração, a agropecuária e o extrativismo vegetal, por exemplo.

Tipos de matérias-primas
As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.

fibras de celulose

1 – A matéria-prima do papel propriamente dito são as fibras de celulose, extraídas da madeira e tratadas através de processos químicos que a tornam propícia para a produção do produto.