Qual é a Matéria-prima da boneca de pano?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Entre os artesanatos de pano, onde o tecido é a principal matéria prima, as bonecas já tomaram um espaço significativo, entre 35% a 40%, e a tendência é crescer ainda mais. Para ter como item de decoração, dá para comprar pronta ou adquirir um kit para fazer em casa.

As bonecas, muito antigamente, eram feitas com o corpinho delas inteiro de madeira. Elas eram feitas de madeira e as roupinhas delas eram feitas de algum tecido, possivelmente o algodão, ou algum outro tipo de tecido de roupa que era utilizado aqui.

Polietileno (PE) Esse material tem características como flexibilidade e alta resistência. Sendo assim, é utilizado em grande escala na indústria de brinquedos, já que os produtos comercializados e produzidos à base de polietileno são duráveis e resistentes a condições adversas.

No Antigo Egito, já foram encontradas bonecas em túmulos de crianças, do período situado entre 3 mil e 2 mil a.C., feitas de madeira e banhadas em argila, com cabelos de verdade. Segundo os arqueólogos, as bonecas eram colocadas no túmulo para a criança brincar no mundo do “além”.

As bonecas passaram de pano, madeira, metal, papel, plástico duro até chegar na boneca de porcelana. A boneca de porcelana é feita a partir da queima de argila pura e nesse processo, o material acaba ficando mais refinado e delicado.

Fibra siliconada
A fibra siliconada é sem dúvida um dos enchimentos coringas, pois ela é muito utilizada pelas artesãs e serve para fazer vários tipos de peças! Desde chaveiros, que são pequenos, até bonecas e bichinhos para decoração que já são bem maiores.

Emília

Essa é a origem da boneca mais famosa do Brasil – a Emília, descrita por Monteiro Lobato em “Reinações de Narizinho” – e de tantas outras produzidas no nosso país.

A história das bonecas teve início no Egito Antigo por volta de 2000 a.C. Muitos arqueólogos encontraram bonecas em escavações egípcias; algumas eram feitas de madeira, outras de barro.

Alguns autores relatam a existência de bonecas nas tribos indígenas brasileiras, onde eram feitas de barro, madeira e pano. Elas representavam divindades ou eram usadas como brinquedo para meninas, simulando atividades cotidianas.

Baianinha

No acervo da Estrela, primeira fábrica de bonecas do Brasil, a Baianinha é das mais antigas. Nasceu em 1943, e suas invenções eram fechar os olhos e dizer "mamãe".

O g1 foi até Salto do Pirapora conhecer o quilombo Cafundó e aprender sobre a história da abayomi, a primeira boneca de pano a chegar ao Brasil. Confira no vídeo acima. Ainda no navio negreiro, as mães cortavam pedaços de suas saias e faziam a boneca dando nós para formarem as mãos, cabeças e pés.

Boneca de pano é uma forma simples e rudimentar de boneca, em que as partes do corpo são confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito em diversos materiais, que vão desde a palha, chumaços de algodão, maravalha, etc.

Vanessa Alves

As bonecas de pano mudaram a vida de Vanessa Alves, empresária e criadora do ateliê Parece Gente. Ela trabalhava com sistemas de informação em uma grande empresa.

Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos. Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade.

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.

A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.

Vênus

As mais antigas bonecas do mundo são conhecidas como as “Vênus”. São mais de 150 já encontradas , a maioria delas foi descoberta em escavações na Europa, mas foram também recolhidas por toda a Eurásia, incluindo a Sibéria.

1 - Barbie por Stefano Canturi Em 2010, foi lançado um modelo em comemoração à coleção Barbie Basics, na Austrália. Essa boneca está adornada com um diamante raro australiano. Ela foi vendida em leilão por US$ 302 mil (ou R$ 1,44 milhão), com o lucro doado para a Breast Cancer Research Foundation.

Barbie

A boneca mais famosa do mundo faz parte do imaginário de muita gente, fez parte da infância de várias pessoas, mas de onde vem o fenômeno “cor de rosa” com o lançamento mundial do filme? A Band explica. A Barbie tem 64 anos e foi criada por uma empreendedora visionária nos Estados Unidos, em 1659.

Quais são os principais tipos de bonecas?

  • Personagens infantis. São bonecas nas quais são reproduzidas as imagens de personagens ou figuras famosas. ...
  • Bonecas atemporais. Bonecas atemporais são aquelas que não saem de moda. ...
  • Bonecas de bebê ...
  • Bonecas que falam. ...
  • Bonecas de pano. ...
  • Mini bonecas. ...
  • Marionetes. ...
  • Bonecas de borracha.