Qual e a matéria mais difícil do Enem?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Matemática, Física, Química e Biologia. Essas são as disciplinas cobradas no segundo dia do Enem – e as matérias que costumam dar mais dor de cabeça para os estudantes que têm dificuldades com cálculos ou que preferem as Humanidades.

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que as diferentes cores das provas do Enem não têm nenhuma relação com o conteúdo das mesmas. Ou seja, não há uma cor que indique uma prova mais fácil ou mais difícil, nem uma cor que corresponda a uma determinada área de conhecimento.

De acordo com um documento da Direção-Geral da Educação sobre o ensino da Matemática, entre o conjunto de disciplinas do ensino secundário, este é considerado o mais difícil de todos.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 não caíram questões sobre ditadura militar. Essa é a quarta vez consecutiva que o tema não é cobrado na prova, pois desde 2019 o assunto não aparece.

Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos. A maior nota é de 920 pontos, e a menor, 772 pontos.

Considerado o vestibular mais difícil do Brasil, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) aplicou nesta terça (2) as provas da 1ª fase da edição 2022 do seu processo seletivo. Mais de 7.900 candidatos se inscreveram para a prova.

Para o professor do Oficina do Estudante, Mário Fernandes, a questão mais difícil de matemática foi a de número 178.

"Primeiro lugar no Enem 2021" (maior média nacional, com 862,68 pontos). Primeiro lugar em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma das dúvidas que mais surgem no comecinho desse processo é: será que o Enem é uma prova difícil? Logo de cara respondemos que não, não é! O Exame Nacional do Ensino Médio é, na realidade, uma prova complexa e que exige comprometimento do estudante pra se preparar.

O que acontece se errar a cor da prova no Enem? O estudante pode ser eliminado da prova se assinalar a parte final do gabarito com a cor errada do cartão. Isso acontece porque é por meio dela que se acontece todo o processo de correção. O edital prevê que o aluno terá acesso a apenas um cartão resposta.

Polaridade e forças intermoleculares
Dentre os assuntos de química que mais caem no Enem, a polaridade e as forças intermoleculares estão entre eles. Por isso, concentre-se especialmente em: ponto de fusão e ebulição de substâncias orgânicas e inorgânicas; propriedades da matéria.

Domínio insuficiente da linguagem: o campo de estudo da química vai do micro ao macro, do mundo atômico às observações do dia a dia. É comum o uso de analogias e comparações para explicar fenômenos que somos incapazes de observar de perto. Muita gente não consegue sair do campo da abstração, aí começam os problemas.

Uma análise do site Brasil Escola, com provas dos últimos dez anos, concluiu que os assuntos que mais se repetem em física no Enem são: Acústica (11%), Energia, trabalho e potência (8,2%), Resistores (8,2%), Calorimetria (5,5%) e Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional (5,5%).

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.