Qual é a massa molar do carbonato de cálcio cuja fórmula química e CaCO3?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Assim, dado o composto carbonato de cálcio (CaCO3), temos as seguintes massas atômicas: Ca = 40 g/mol. C = 12 g/mol.

Tabela com principais espec.

CAS #Número CEMassa molar
6132-02-1207-838-8285.99 g/mol

Carbonato de cálcio CaCO3 – o que é? Carbonato de cálcio CaCO3 consiste em um tipo de sal praticamente insolúvel em água. Entretanto, quando exposto à água com gás carbônico, ele adquire propriedades solúveis devido à reação química.

O carbonato de cálcio também é formado quando se realiza uma caiação, passando cal extinta (Ca(OH)2) numa determinada superfície, como em paredes e em árvores. Com o tempo, a cal extinta reage com o gás carbônico presente na atmosfera e gera uma película insolúvel em água que é o carbonato de cálcio.

Como na molécula ( CaCO3) o coeficiente não aparece, podemos dizer que temos 1 Mol de CaCO3, então, com o valor da massa encontrada (100 g), podemos dizer que o Carbonato de Cálcio tem 100g por Mol (100g/mol).

Agora montamos uma regra de três! Podemos notar que 1 mol de CaCO3 se decompõe formando 1 mol de CaO, que possui massa molar de 56 g/mol (MM CaO = 40 + 16 = 56 g/mol). Então se 1 mol de CaCO3 forma 56 g de CaO, 2 mols formariam 112g de CaO.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

Dessa forma, a massa molar terá o valor igual a constante de Avogadro que será mensurada em gramas em mol (g/mol), considerando a constante de Avogadro que tem o valor de 6,02 x 10²³. Isto é, a mossa molar é definida em gramas presentes em 6,02x10²³ elementares que corresponde a um mol.

Os carbonatos são sais inorgânicos e minerais que contêm o ânion bivalente carbonato (CO3-2). Dois exemplos são o carbonato de sódio (barrilha) e o de cálcio (calcário). Os carbonatos são compostos inorgânicos formados pela ligação iônica de um metal ou um semimetal com o ânion carbonato, CO32-.

As massas molares dessas entidades (átomos e moléculas) são sempre numericamente iguais à massa delas em unidades de massa atômica (u). Por exemplo, se a massa atômica do átomo de hidrogênio é de 1u, a massa molar do hidrogênio será 1 g. mol-1 (grama por mol).

O número de mol é um conceito da química utilizado para padronizar a quantidade de moléculas presentes em cada substância. Por meio dessa definição, podem ser encontrados os valores de massa, de volume e o número de partículas em um determinado recipiente.

Na tabela periódica, a massa atômica costuma ficar logo abaixo do símbolo do elemento químico.

No caso do carbonato de cálcio (CaCO3), a fórmula indica que cada molécula do composto tem um átomo de cálcio (Ca), um átomo de carbono (C) e três átomos de oxigênio (O).

CaCO3 = ânion (CO32- - carbonato) + de + cátion (Ca+ - cálcio) = carbonato de cálcio.

O carbonato de cálcio está presente em grandes quantidades na natureza, sendo o principal componente do calcário e do mármore, também pode ser encontrado na argonita, na calcita e na casca do ovo. Pelo fato de não ser solúvel em água, é encontrado no mar como componente dos esqueletos das conchas e dos corais.

Calcium carbonate

sendo sua solubilidade em água a 25°C de 0,001 g/l.

A reação entre o ácido clorídrico e o carbonato de cálcio ocorre a formação de cloreto de cálcio, à liberação de gás (dióxido de carbono) e água, conforme observado na equação 5 abaixo.

Conversão de grama para mols
O número de mols que você tem em um composto pode ser calculado dividindo o número de gramas desse composto pela massa molecular dele. A fórmula será mols = massa em gramas do composto/massa molar do composto.