Qual é a massa atômica de K?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O potássio (K) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais alcalinos, monovalente, de cor branco-prateada, brando, e localiza-se no grupo 1 e período 4 da Tabela Periódica. Possui número atómico 19 e massa atómica 39,0983.

Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:

  1. 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
  2. 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
  3. 3o: dividir a somatória encontrada por 100.

Potássio é um metal alcalino de grande maciez e reatividade. Ele é muito utilizado na fabricação de fertilizantes. A principal utilização do potássio se dá na fabricação de fertilizantes.

K = Constante eletrostática no vácuo (k = 9,0 x 109 N.m 2 C 2); Q e q = Cargas elétricas (C);

O potássio (K) é um metal alcalino pertence ao grupo 1 da tabela periódica com número atômico 19. É facilmente oxidado pelo gás oxigênio e reage violentamente com água. Está entre os dez elementos mais abundantes da crosta terrestre. É encontrado em maior quantidade no mineral silvita (KCl).

Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio. OBS.: Se alguns dos participantes estiver no estado sólido ou no estado líquido, jamais participará do cálculo do Kc.

Mas por que K significa 1000? Bem, isso remonta ao grego antigo. Quando os cientistas franceses estavam desenvolvendo o sistema métrico, eles pegaram "chilioi", a palavra grega para "mil", e o transformaram no prefixo "quilo".

O elemento químico Potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u.

A massa atômica de um átomo é a massa determinada em “u” (unidades de massa atômica), isto é, a massa comparada com um doze avos da massa de um átomo de carbono 12. Muitas vezes em cálculos estequiométricos é preciso saber a massa dos átomos ou de um elemento químico.

O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.

Conforme a organização dos elementos químicos na tabela periódica, o número de massa aparece na parte superior, do lado esquerdo ou direito do símbolo do elemento. Já o número atômico (Z) fica posicionado sempre à esquerda e na parte inferior.

O elemento químico potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u.

O potássio é encontrado na natureza principalmente na forma de minerais, tais como muscovite, feldspatos, carnalita e o polihalito.

O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim Kalium, nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39 u, , abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais.

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

K: constante eletrostática. No vácuo seu valor é 9.109 N.m2/C.