Qual é a margarina mais vendida do Brasil?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Qualy, a margarina mais vendida do Brasil, ocupa a primeira posição da categoria com 32% de lembrança do público. A presença das marcas da BRF no Top of Mind do Datafolha vem de longa data.

BRF

Há mais de 10 anos, Qualy é a marca de margarina mais lembrada e consumida pelo público brasileiro (Top of Mind). Pertence à BRF, que é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e dona de 53,7% do market share (Nielsen – consolidado ano 2018) de margarinas no Brasil.

Um alerta: a ghee e a manteiga clarificada não são menos calóricas do que os produtos tradicionais. A única diferença é que elas são mais “puras” por conterem quase 100% de gordura. Sendo assim, precisam ser consumidas na mesma proporção que a manteiga regular em sua dieta.

Na década de 70, a Gessy Lever faz sua entrada no mercado brasileiro de alimentos com o lançamento da primeira margarina cremosa do país. Em 1972, a companhia passou a fornecer o produto em grandes embalagens de 5 e 10 quilos para panificadoras e confeitarias.

Há, entretanto, opções de margarina que são mais saudáveis: as sem gorduras trans, pois mesmo sendo produzidas de maneira artificial, não conferem riscos de agravar as condições de saúde. Dessa forma, fique sempre de olho nas informações presentes nos rótulos para escolher a melhor opção para a sua saúde.

Vale lembrar que quando se trata de patês, o ideal é substituir a maionese por outras opções mais saudáveis, como iogurtes, tahine ou ricota. Ricota, queijo cottage, queijo minas frescal, queijo minas padrão, são apenas alguns exemplos de opções de recheios saudáveis para o pão no que se refere aos queijos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A Perdigão e a Unilever formalizaram nesta segunda-feira (25) uma parceria para gerir as marcas Becel e Becel ProActiv. Além disso, a Unilever vendeu à Perdigão as marcas de margarina Doriana, Delicata e Claybom, além de máquinas e equipamentos relacionadas à produção destes produtos em Valinhos (interior de SP).

JBS

Doriana – JBS – Alimentamos o mundo com o que há de melhor.

BRF

A BRF, dona da margarina Qualy, recorreu à Justiça contra a Sadia. A empresa alega que a concorrente copiou a sua embalagem para confundir clientes mudando o visual da Cremosy após a aquisição.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

Qual o melhor tipo? Tanto para a manteiga quanto para a margarina, o mais indicado é consumir as versões sem sal, que têm menos sódio e melhor composição nutricional. Já a manteiga light e a margarina light possuem teor de gordura reduzido e podem ser melhores para quem está de dieta.

A Margarina Puro Sabor, marca da M. Dias Branco, ganha nova identidade visual em suas embalagens de 250g e 500g.

Bunge

Atualmente a marca PRIMOR, que pertence à multinacional holandesa Bunge, comercializa em todo o Brasil uma grande linha de alimentos composta por margarinas, arroz, atomatados, óleos de soja e gordura vegetal.

O CEO da Vigor, Gilberto Xandó, explicou que a produção da Doriana será na na fábrica de São Caetano do Sul (SP) e ressaltou: “A Doriana tem um papel forte dentro da Seara, mas ela ainda estava sendo produzida nas fábricas da BRF (a Marfrig e a BRF tinham um acordo de produção do item).

Recentemente, a Seara lançou a margarina "Cremosy", com visual semelhante ao da concorrente. A BRF classificou como “cópia desavergonhada” da embalagem da Qualy, o que se enquadraria em concorrência desleal, diz a Folha de São Paulo.

A margarina sabor manteiga com sal Vigor é ideal para quem busca um produto saboroso e saudável. Com uma receita exclusiva, ela tem um delicioso sabor de manteiga, mas com menos gorduras saturadas e sem colesterol.

A margarina Amélia é de uso geral, que possui sabor de manteiga com sal, possui 80% de lipídios, tem ótima espalhabilidade e proporciona excelente rendimento.

A margarina está a apenas uma molécula de ser plástico? Totalmente falso. A nutricionista Anna Carolina explica que a margarina não é criada a partir de uma molécula de plástico, mas sim de um óleo vegetal, que pode ser de milho, soja ou canola, que passa por um processo de hidrogenação.

Para além da discussão, outra pesquisa sobre gorduras e arterosclerose do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, publicada nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, concluiu: margarina é menos prejudicial do que manteiga.

Becel tem baixo teor de gordura, ao contrário da manteiga. Becel pode fazer parte de uma dieta e estilo de vida saudáveis.