Qual é a marca de luxo da Fiat?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Ferrari

Ferrari, conhecida pelos carros de luxo, já vale mais que o grupo de sua ex-dona, a Fiat.

Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o motor que está no Jeep Renegade, é o mesmo que equipava antigos modelos da Fiat, como Bravo e Linea.

Atualmente o FCA é composto por 9 marcas (Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Fiat Professional, Maserati, Jeep e Ram), das quais Marchionne alerta que não pensa em abrir mão uma vez que, na opinião do executivo, elas são viáveis se o grupo atingir os números esperados.

O grupo automotivo Stellantis, dono de marcas como Fiat, Chrysler, Jeep e Peugeot, anunciou nesta terça-feira (7) que pretende chegar em 2030 com cerca 20 bilhões de euros por ano de receitas adicionais geradas por veículos habilitados para software.

Enzo Ferrari

Os principais acionistas individuais da Ferrari incluem Exor (a Holding da Família Agnelli, também proprietária da FIAT Chrysler) com 24% de suas ações, Piero Ferrari (filho de Enzo Ferrari, fundador da empresa) e outros investidores institucionais como BlackRock e T. Rowe Price Associates.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

O novo Fiat Fastback 2023 é o principal lançamento da marca italiana em 2022 e um dos mais importantes do ano no Brasil. O SUV cupê compartilha plataforma com o Pulse, é maior do que um Jeep Compass, mas tem entre-eixos menor do que o do novo Citroën C3.

A fusão entre os grupos FCA (Fiat Chrysler) e PSA (Peugeot Citroën), formando a poderosa Stellantis, fez muito bem para as duas companhias, mas em caminhos diametralmente opostos no Brasil e no resto do mundo.

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

Após uma série de acordos com o governo dos Estados Unidos e com o sindicato dos trabalhadores da Chrysler, e de planos de socorro que envolviam milhões de dólares do governo norte-americano, aprovou-se a fusão da Fiat Internacional com o grupo Chrysler, formando o Fiat Chrysler Automobiles.

O modelo é fabricado no Polo Automotivo de Goiana (Pernambuco), que possui a mais moderna fábrica da FCA no mundo. O Brasil foi o primeiro país a fabricar e vender o Jeep Compass, que depois passou a ser fabricado também no México, China, Índia e Itália para ter alcance global.

Na Europa Ocidental, o maior mercado mundial de automóveis, quase um a cada cinco carros novos são do Grupo Volkswagen. O grupo é formado por 12 marcas de países europeus: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.

A Ram era propriedade da Dodge, que fazia parte da Chrysler Automobiles até que se fundiu com a FIAT. Em 2021, a Fiat Chrysler Automobiles e o PSA Group se fundiram para formar a Stellantis.

Suas quatro principais marcas de automóveis são Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. Também detém participações nas marcas chinesas Wuling Motors e Baojun, bem como DMAX através de joint ventures.

O Grupo Fiat adquiriu 50% da Ferrari em 1969 e expandiu sua participação para 90% em 1988. Em outubro de 2014, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou suas intenções de separar a Ferrari S.p.A. da FCA; no momento do anúncio, a FCA detinha 90% da Ferrari.

Quarto maior grupo automotivo do planeta, a Stellantis acaba de se tornar realidade na prática. A fusão entre FCA – Fiat Chrysler Automóveis e PSA Groupe (dona de Peugeot e Citroën) acaba de ser formalizada e aprovada pelos acionistas.

Grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen
No sector dos veículos comerciais o grupo oferece produtos desde pequenos veículos comerciais, a autocarros e camiões. Estas 12 marcas são: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.