Qual é a marca de chocolate mais antiga do Brasil?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os primeiros imigrantes europeus trouxeram ao Brasil a receita do verdadeiro chocolate. E foi com essa receita que foi criado, em 1891, o chocolate Neugebauer.

Em 1819 François-Louis Cailler instala, em Corsier-sur-Vevey, Suíça, uma das primeiras manufaturas de chocolate mecanizadas, criando assim a marca de chocolate mais antiga entre as que sobreviveram até os dias atuais.

Baker's

Em 1765 surge a primeira fábrica de chocolate nos Estados Unidos, a companhia Baker's. Assim nascia uma indústria chocolateira, com os processos mecânicos substituindo os métodos artesanais. Em 1778, o francês Doret desenvolvia uma máquina para moer, misturar e aglomerar a massa de cacau.

Lacta é preferência nacional
De acordo com a pesquisa da Betway, a Lacta é a marca de chocolate mais consumida pelos brasileiros (37%). O segundo lugar é ocupado pela Nestlé (27%), seguida pela Hershey's (13%).

As 5 maiores empresas de chocolate do Brasil

  1. Nestlé Marcas conhecidas: Alpino, Baton, Charge, Chokito, Garoto, Kit Kat, Prestígio, Sensação, Suflair, Serenata de Amor e Talento. ...
  2. Kraft Foods. Marcas conhecidas: Amandita, Bis, Confeti, Diamanete Negro, Lacta, Laka, Sonho de Valsa, Ouro Branco, Milka e Toblerone. ...
  3. Arcor.

Avaliação sobre Chocolates Prawer Gramado. Descrição: Somos o primeiro chocolate artesanal do Brasil! Desde 1975 dedicados à arte de produzir chocolates com alto padrão de qualidade, feitos com arte, amor e atenção em cada detalhe.

Separamos cinco fábricas de chocolate pelo Brasil para que você tenha uma experiência doce do incio ao fim.

  1. Cacau Show – Itapevi, SP. ...
  2. Chocolate artesanal – Ilhéus, BA. ...
  3. Chocolate Araucária – Campos do Jordão, SP. ...
  4. Garoto – Vila Velha, ES. ...
  5. Lugano – Gramado, RS.

A Mestiço Chocolates é uma das poucas marcas no Brasil que faz um chocolate, como eles brincam, Tree-to-bar. Ou seja, eles mesmos plantam o cacau que usam em sua fazenda Bonança na Bahia, e fazem o chocolate em sua fábrica aqui na Vila Olímpia, São Paulo.

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.

A Alemanha se tornou o país que mais produz chocolate em 2020. A exportação nesse ano foi de US$ 4.96 bilhões, ou cerca de 17% da exportação mundial total. A cidade de Colônia é frequentemente vista como a capital do chocolate no país.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

A produtora suíça de chocolate Barry Callebaut interrompeu a produção em sua fábrica em Wieze, na Bélgica, no começo da semana, informou a empresa em comunicado na última quinta-feira (30). A fábrica de Wieze é a maior fábrica de chocolate do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders.

Diferentemente do que se imaginava, o cacau tem origem amazônica - e não centro-americana - e já era consumido há 5,5 mil anos, aponta uma pesquisa desenvolvida por vários arqueólogos equatorianos e franceses, que chegaram a encontrar restos de uma grande cultura no sudeste do Equador.

As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o chocolate puro (ou chocolate nobre), chamado de o “verdadeirochocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate.