Qual é a maneira correta de usar o ar-condicionado?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos
  1. Efetue a instalação do ar-condicionado de maneira correta. Uma instalação mal feita pode causar problemas ao aparelho. ...
  2. Configure o ar-condicionado na temperatura ideal. Outra maneira de como usar o ar-condicionado é evitando o frio excessivo. ...
  3. Realize periodicamente a limpeza. ...
  4. Evite ligar e desligar o aparelho rapidamente.

Usar o aparelho em 23ºC ou 24ºC pode significar uma economia significativa e o mesmo conforto que se alcança quando o ar está em 18°C ou 20ºC.

É aí que configurar o equipamento na faixa dos 23ºC entra como solução, pois é uma temperatura confortável que não está tão longe das médias de temperatura do ambiente. Assim o motor não será forçado ao ficar ligando e desligando, evitando os picos de energia e trazendo economia ao seu bolso na conta de luz.

* Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia. * Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”.

Ligar e desligar com frequência, acarreta sempre no maior consumo, principalmente se for ficar fora por pouco tempo. A diferença brusca de temperatura ao começar trabalhar novamente, pois o aparelho terá de repor as perdas térmicas, aciona os picos de consumo do “liga e desliga”.

Conclusão: ar-condicionado x ventilador
No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais.

O consumo de energia elétrica sempre vai variar de acordo com o modelo e a marca do seu ar-condicionado ou ventilador. Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz.

O ideal é que o ar-condicionado esteja funcionando a uma temperatura entre os 20°C e os 24°C. Essa medida, além de diminuir o gasto com a energia elétrica, ainda evita complicações de saúde e o choque térmico quando você sair do ambiente frio para outro que não esteja refrigerado.

Consumo de 17,6 kWh:
8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.

O ar-condicionado gasta mais energia elétrica quando tem que trabalhar mais. Se estiver muito quente, ele vai trabalhar mais para resfriar o ambiente. Se estiver muito frio, ele vai trabalhar mais para aquecê-lo.

de 18h a 21h

Afinal, qual o melhor horário para economizar energia? O melhor horário para economizar energia é evitar o consumo durante o horário de ponta ou pico que, geralmente, vai de 18h a 21h.

A temperatura do ar-condicionado que gela mais é a mais baixa possível, ou seja, 16°C na maioria dos aparelho. Para alcançar essa temperatura com eficiência, é preciso ligar o modo cool ou frio no controle remoto, que é responsável por ativar a função de refrigeração do aparelho.

A função sleep foi criada para sim, programar o desligamento automático do seu ar-condicionado enquanto dorme ou até mesmo fazer a regulagem da temperatura do seu quarto a cada fase do sono.

Qual é o modo mais gelado do ar-condicionado? A função cool é indicada para deixar o ar condicionado mais gelado.

Quanto mais alto o valor do ajuste (23, 24 ou 25ºC) mais economia estará fazendo. — Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50% — garante.

Temperatura do ar-condicionado na sala de estar
Neste caso, a temperatura indicada para refrescar o ambiente sem prejudicar a sua saúde é entre 23°C e 26°C. Mas se estiver muito calor, você pode ajustá-lo entre 20°C e 23°C.

Se você tem um ar condicionado Split e já se fez essa pergunta, saiba que sim, ele pode ficar um dia todo funcionando sem parar. Do ponto de vista econômico, a prática vai gerar um consumo a mais de energia elétrica, porém, os equipamentos mais modernos não possuem consumo excessivo.

O que pode causar o problema:

  • Filtro de ar sujo;
  • Portas e janelas abertas;
  • Potência inadequada;
  • Vazamento de gás;
  • Mau contato na tomada do aparelho.

O modelo mais econômico da categoria é o ar-condicionado Samsung Digital Inverter Ultra. Para se ter uma ideia, sua economia é de até 73%, quando comparado ao convencional (On/Off). Também tem um sistema para climatizar o ambiente de modo até 43% mais rápido.

Não há um consenso sobre o que é melhor: ar condicionado ou ventilador. Enquanto o primeiro provoca um ressecamento maior, o segundo gera uma corrente de ar, que pode fazer partículas alergênicas circularem pelo ambiente.

Ar-Condicionado Split 9000 BTUs Ligado 24 Horas
Conforme o manual, o aparelho consome 17,1 kWh/mês.