Qual é a mandioca mais produtiva?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta moderada resistência ...

considerada a melhor do Brasil.

A Região Nordeste apresenta o menor rendimento nacional de mandioca produzida por hectare plantado (9.828,53 kg/ha), mesmo sendo detentora da maior parte das áreas plantadas no território brasileiro e com expressivas produções em toneladas de mandioca.

“A média produtiva está muito boa, entre dois e três quilos por pé”, conta.

Ele precisa pensar no tamanho da arte a ser plantada, a idade da semente, preparo do solo, escolha de área adequada e fazer adubação de acordo com a análise de solo. Estas pequenas modificações elevam bastante a produtividade. O produtor deve colocar o maior número possível de sementes por hectares.

O cultivo da mandioca deve ser iniciado no princípio das chuvas, quando a umidade e a temperatura são essenciais para a brotação e enraizamento. Portanto, no Brasil a melhor época para o plantio da mandioca é de março a setembro.

16 meses

Colheita da mandioca
Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

A mandioca vendida em feiras, quitandas e supermercados é a mandioca-mansa, conhecida também como macaxeira ou aipim.

Geralmente, o espaçamento entre fileiras de mandioca varia de 1,00 x 0,50 m até 2,00 x 1,00 m, usando-se uma ou duas fileiras de milho entre duas de mandioca, alternadas com fileiras de feijão. Para garantir uma melhor germinação, usam-se três sementes por cova, tanto para o milho como para o feijão.

As melhores são aquela que têm diâmetro em torno de 2 a 2,5 cm e de cinco a sete nós. O diâmetro da medula da rama deve ser metade do diâmetro da estaca. Ao ser cortada, a seiva da maniva ainda deve estar escorrendo, o que indica o vigor e a capacidade de brotamento das gemas.

A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

Com 42,5 kg e comprimento de 4,5 metros, a Maior mandioca do Brasil foi encontrada na cidade de Natividade da Serra, no Vale da Paraíba, interior do Estado de São Paulo, na propriedade de Hélio Marcondes de Castro. O sítio de Hélio possui 25 alqueires de terras muito produtivas e é herança de família.

Cultivar de mandioca de mesa de polpa amarela de alta produtividade, podendo alcançar até 70 ton/ha. A arquitetura de planta pouco ramificada favorece os tratos culturais. Apresenta moderada resistência à bacteriose e ao superalongamento.

Segundo pesquisas, a safra de soja de 2019/20 teve um dos maiores índices de lucro da história. Na região Sul e Sudeste do país (Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais),o custo total médio de produção de soja foi de R$ 3.560,41 por hectare e a receita bruta por hectare foi de R$ 6.109,55.