Qual é a maior virtude de Salomão?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Salomão tinha um elevado senso de prioridade. Qual era a maior virtude de Salomão? Sua sabedoria.

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 5 – Seja generoso.
  • 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 7 – Seja paciente e constante.

Entre as lições de Salomão, reconhecer o impacto de certas palavras na vida de outras pessoas é urgente. É você quem escolhe sobre qual caminho deseja que sua comunicação siga, se vai apaziguar ou atiçar.

O rei Salomão é considerado o “grande rei sábio”: pediu a Sabedoria e reinou com a Sabedoria. Já no capítulo 8 do livro bíblico da “Sabedoria”, Salomão afirma a sua conduta em relação a Sabedoria de Deus: “Eu amei a Sabedoria, busquei-a desde a juventude e a pretendi como esposa, apaixonado pela sua beleza” (8,2).

Sua excelente fama - muitos eram enviados por reis de toda a terra para visitar e consultar a Salomão, dentre eles a rainha de Sabá. Esplendor da sua corte e de seus palácios - além do templo, Salomão também construiu o palácio real, outros edifícios, cidades, naus e muitos utensílios e artefatos artísticos e bélicos.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal”.

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor.

Deus escolhe amar Salomão (2Sm 12:24). De todos os filhos de Davi, o de Bate-Seba foi o que Deus amou, e colocou no trono. Foi por meio de Salomão que o povo de Israel teve sua maior excelência política, religiosa e financeira. Em Provérbios 31, Salomão registra para nós as palavras que sua mãe lhe ensinou.

Salomão: “Ó Deus de meus pais e Senhor de misericórdia, tudo fizeste com a tua Palavra, com tua Sabedoria criaste o ser humano e com tua Sabedoria governas o mundo com santidade e justiça” (9,2-3). Político: Dai-me consciência, ó Senhor! Eu preciso de Deus criador, santo e justo.

Salomão, cujo nome significa “o pacífico”, foi o segundo filho do rei David de Israel, “o escolhido por Deus” e uma das suas últimas esposas, Betsabé, e embora não fosse o primeiro na linha de sucessão, foi investido rei quando tinha cerca de 15 anos de idade, antes de o pai morrer.

Aprenda com os seus próprios erros e com os erros dos outros
Uma pessoa sábia entende que vai errar e que isso não é, necessariamente, algo ruim. Quando você faz algo que não dá certo, ganha experiência e agora sabe o que não deve fazer. Por eliminação, isso o ajuda a encontrar o jeito certo de agir.

I Reis 3:3–15—Salomão pede um coração entendido. II Crônicas 1:7–12—Salomão pede sabedoria e conhecimento. I Reis 3:16–28—Salomão indica quem é a mãe de uma criança. I Reis 4:29–30, 34—Deus abençoa Salomão com sabedoria e entendimento.

Salomão pediu um coração compreensivo para poder ser justo, distinguir entre o bem e o mal e governar bem o povo do Senhor (1 Reis 3:7-9).

Conhecimento é a análise de informações, experiências e aprendizados que adquirimos de nossas experiências. Já a sabedoria está no modo como utilizamos esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida, em como o aplicamos em nosso dia a dia.