Qual e a maior termelétrica do Brasil?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A maior usina termelétrica a carvão mineral do Brasil é o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda em Santa Catarina e uma das maiores usinas termelétricas a gás natural do país é o Complexo Termelétrico Parnaíba, no Maranhão, com 1,4 GW de capacidade instalada.

Ao todo, 60% da capacidade de geração de energia pelas termelétricas está concentrada no Rio de Janeiro, com o objetivo de aproveitar a produção indústria de petróleo e gás natural. O estado abriga 65% das reservas brasileiras provadas de gás natural.

Trata-se de uma máquina de 27 toneladas, capaz de produzir 100 kW e alimentar 1200 lâmpadas a qual foi instalada em Holborn Viaduct Station, em Londres, no ano de 1882.

Belo Monte

Belo Monte é a maior hidrelétrica totalmente brasileira
Com capacidade instalada de 11,2 GW e quantidade média de geração de energia de 4.571 MW, Belo Monte se firma como a maior hidrelétrica totalmente brasileira.

Histórico: As primeiras usinas termelétricas no Brasil surgiram no século XIX. Em 1883, por exemplo, em Campos dos Goytacazes, foi inaugurada uma termelétrica dotada de três dínamos, com 52 kW para abastecer a iluminação pública – a cidade foi a primeira a contar com iluminação pública como serviço público.

No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo ...

Em 1924 foi construída a Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos, pela Companhia de Estradas de Ferro e Minas de São Jerônimo. Foi a primeira Usina Termoelétrica do Brasil e da América Latina, tendo sido desativada na década de 1950.

Em 2022, havia 3.135 empreendimentos gerando energia através de termelétricas, com potência instalada de 46.196.737 KW. Outros 46 encontravam-se em construção, que acrescentarão mais 4,09 GW.

Na usina térmica convencional parte-se da combustão de óleo, gás ou carvão.

De acordo com a análise, as térmicas Candiota III e Pampa Sul, ambas localizadas no município de Candiota (RS), foram as mais poluentes em 2020. Ao todo, as 72 usinas termelétricas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) liberaram 32,7 milhões de toneladas de CO2 equivalente naquele ano.

Termelétrica a Carvão – Utiliza a queima de carvão para iniciar o processo de vaporização; Termelétrica a Biomassa – Utiliza a queima Biomassa (Madeira, Bagaços) para iniciar o processo de vaporização; Termelétrica Nuclear – Utiliza o calor do Urânio enriquecido para iniciar o processo de vaporização.

Uma usina termelétrica é uma instalação industrial que gera energia térmica por meio da queima de combustíveis, como bagaços, madeira, óleo, gás natural e outros produtos.

As usinas termelétricas ou térmicas são geradoras de energia à base da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral, gás natural ou processos que envolvem o uso de materiais radioativos. Trata-se de uma fonte de energia não renovável, uma vez que a matéria-prima usada é finita.

O Brasil tem vários grandes rios, mudanças de altitude e altos níveis de precipitação, o que torna o país um local ideal para energia hidrelétrica. O Brasil gera energia a partir de uma ampla gama de fontes que incluem fontes térmicas (gás, petróleo e carvão), energia hidrelétrica, nuclear e renovável.

A maior parte concentra-se na região sul e sudeste, onde está localizada a maioria das usinas do Brasil.

Primeira Usina hidrelétrica da América do Sul inaugurada em 1889, foi construída por iniciativa de Bernardo Mascarenhas que desejava utilizar energia hidrelétrica em sua fábrica (Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas) e na iluminação da cidade.