Qual é a maior sucuri do mundo?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A maior já encontrada tinha 6 metros de comprimento e quase 300 quilos. De modo geral, as sucuris vivem em ambientes alagados, já que se movem mais rapidamente na água.

Sua extinção se deu por conta das mudanças climáticas, principalmente o resfriamento da Terra, já que elas dependiam do sol para se manter aquecidas.

pítons

Ginormica mede seis metros de comprimento, o dobro da média das pítons, que é de três metros. A cobra que detém o recorde atual de maior serpente do mundo é “Medusa”, que vive no estado do Missouri (EUA), uma píton de quase 7,7 metros de comprimento.

Relatos de cobras capazes de comer seres humanos, no entanto, são raros. “Nesse caso, os ombros do homem seriam o único grande obstáculo para que a píton possa engolir a vítima”, diz Mary-Ruth Low, diretora de pesquisas e especialista em pítons do Zoológigo de Cingapura, à BBC.

Segundo ele, nunca foi registrado uma morte causada por ataques de sucuri na região. “A chance de uma sucuri engolir uma pessoa é raríssima. Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado.

É venenosa? Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Surucucu: a cobra mais venenosa da América Latina - Portal Amazônia.

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul. Trata-se da única espécie incluída no gênero Titanoboa.

Ela viveu 60 milhões de anos atrás, no Paleoceno. A titanoboa não matava suas caças com as presas e nem com veneno, em vez disso ela as esmagava até morte, como fazem as sucuris. Ela era realmente enorme, medindo cerca de 14,6 metro de comprimento e pesando até 1.133 kg.

De acordo com o Deadline, a Constantin Film está desenvolvendo o filme 'Titanoboa', que será uma mistura de ação e terror sobre uma cobra gigante de 12 metros. O roteiro está sendo escrito por Tony Giglio ('Doom: Aniquilação').

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

A Ilha de Shedao, na China, possui uma das maiores concentrações de cobras venenosas do mundo.

Predadores: o homem é o maior
Os predadores naturais das sucuris são jacarés maiores, onças-pintadas e, quando estão feridas, viram "almoço" de piranhas.

Já os seus predadores mais comuns são mamíferos como o quati, o gambá e o mão pelada, além de aves como garças, o gavião carcará e o gavião-pombo-pequeno.

A papa-ovo ou papa-pinto ganhou popularmente este nome por ser uma devoradora de ovos e pintinhos (ou passarinhos). Ao contrário do que se pensa, essa cobra não é peçonhenta, mas a sua coloração vibrante faz muita gente morrer de medo!

Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água. O fazendeiro não conseguirá desviar ao se deparar com a serpente, como se estivesse sob um forte feitiço na novela das nove da Globo.

Na reta final da novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) voltará a virar sucuri e atacará Solano (Rafael Sieg).

No mundo das cobras, existem dois métodos principais para matar presa: veneno e estrangulamento. A sucuri apanha animais que se aproximam dele e enrola seu corpo à volta da presa. Depois, ela aperta, até o animal morrer de asfixia ou esmagamento.

Cobras constritoras como a jibóia, ao contrário de outras serpentes, preferem se enrolar e apertar suas vítimas, sufocando-as até a morte, amaciando os órgãos internos e quebrando ossos para facilitar sua alimentação – esse tipo de réptil consegue engolir inteiros animais que vão de ratos a porcos.

Pseudoboa nigra, popularmente conhecida como cobra-preta ou muçurana, é uma espécie de serpente pertencente a família Colubridae, constituída por serpentes consideradas como não peçonhentas.