Qual é a maior palavra do mundo?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.

Não é fácil dizê-la, seja por seu tamanho – pouco usual no português –, seja por sua pronúncia. Tal palavra, registrada em nossos dicionários, é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

Formado por 26 letras (5 vogais e 21 consoantes), o alfabeto latino surgiu por volta do ano 600 a.C.

Com maioria esmagadora dos votos, (93%) “Goblin Mode” foi a vencedora. O termo, que em português pode ser algo como “modo duende”, traduz um comportamento ou estado de espírito desleixado, preguiçoso, autoindulgente, ganancioso e que não se importa com as expectativas sociais.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Indica a fobia de pronunciar palavras longas ou complicadas, principalmente em público, por medo de errar.

Até o advento do Novo Código Civil de 2002, a maioridade civil era aos 21 anos. A partir de 2003, conforme artigo 3o do Código Civil: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.

“De menor” é uma expressão popular brasileira que deve ser evitada. Tem registro no Houaiss, no Aurélio e até em dicionários portugueses (como brasileirismo), mas quase sempre acompanhada da observação de que é uma expressão informal.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Ironicamente, esse palavrão “Hipopotomonstrosesquipedaliofobia” designa a fobia de palavras longas ou de uso incomum e técnico, como termos médicos, por exemplo. As pessoas que sofrem com essa fobia também não utilizam palavras estranhas ao vocabulário coloquial.

Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras. As letras “K”, “W” e “Y”, usadas em apenas alguns casos, oficialmente, são tidas como elementos constituintes do alfabeto pertencente à língua materna.

O vulcão islandês Eyjafjallajokull tem provocado o maior transtorno à aviação mundial. Além de nome enrolado de falar, as cinzas que expele podem causar grave doença pulmonar. A moléstia tem o ex- travagante e extenso nome de pneu- moultramicroscopicossilicovulcanoconiose.

Amanhecer, Saudade, Descaminho, Reminiscência, Eloquência, Livro, Epifania, Inapetência, Florescências, Heráldico, Aconselhar, Indizível, Imbróglio, Panóplia, Integridade, Funâmbula, Entusiasmo, Heteronímia, Repleto, Xeque-mate.

A primeira palavra humana pode ter sido "oi!"
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".

A palavra mais usada no mundo é uma palavrinha emblemática que existe em vários idiomas e que se tornou muito popular. Estamos falando da palavra "ok". O “ok” surgiu em 1839, graças a um jornal de Boston, nos Estados Unidos.