Qual é a maior marinha do mundo?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A RPC [República Popular da China] tem a maior marinha do mundo, com uma força de batalha total de aproximadamente 350 navios e submarinos, incluindo mais de 130 grandes combatentes de superfície”, afirma o Relatório anual de 2020 do Departamento de Defesa ao Congresso dos EUA sobre o poder militar chinês.

Em 1537, a Espanha criou o Terço da Armada, a primeira unidade do mundo de infantaria de marinha. O Terço da Armada era uma unidade de infantaria, especialmente treinada para guarnecer os navios de guerra e realizar operações de desembarque anfíbio.

USS Gerald R. Ford

Falamos do porta-aviões USS Gerald R. Ford que carrega 75 aeronaves em seu bojo e, com uma tripulação de 4.539 marinheiros, é o maior navio de guerra do mundo.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

Estados Unidos

Forças da frota da marinha: 484
Os Estados Unidos é o país com o exército mais poderoso e mais forte de todo o mundo. Isso acontece, pois além de possuir o terceiro maior exército em número de soldados ativos, é também o que mais investe nas forças armadas.

Russos têm mais de 6 mil ogivas nucleares. País é considerado, em números absolutos, o que mais possui armamentos nucleares. Os Estados Unidos e a Rússia são os países com as maiores forças armadas do mundo. Eles também detêm os maiores arsenais de armas nucleares.

As polícias militares e os corpos de bombeiros militares estaduais e distritais são descritos como forças reservas e auxiliares constitucionais do Exército Brasileiro. O Brasil é a segunda maior força militar da América (atrás apenas dos Estados Unidos), a maior força da América Latina e do Hemisfério Sul.

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da Classe “Tikuna”, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da Classe “Tupi”, sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de ...

Com mais de 184 metros, o Belgorod é o submarino mais longo no oceano hoje – maiores do que os submarinos da classe Ohio da Marinha dos EUA, que chegam a 171 metros.

Em setembro de 2021, a Marinha do Brasil contava com um total de 90 navios.

O USS Zumwalt, da nova classe de destróieres DDG-1000, é maior, mais rápido e carrega um novo sistema de armas que o permite destruir alvos a uma distância de mais de 60 milhas (cerca de 96 km), informa a Marinha americana.

Navio de guerra “mais poderoso do mundo” é chinês e já está perto de Taiwan. Chama-se Nanchang, é considerado o navio de guerra mais poderoso do mundo e um verdadeiro arsenal flutuante. Já está nas proximidades de Taiwan e tem capacidade para mais de 300 tripulantes a bordo.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

em 2021. Globalmente a NATO estima ter 3.282.000 militares entre os 29 países-membros. Os militares portugueses representam apenas 0,7%. A Europa, incluindo a Turquia, tem o maior peso: 58,8%; Estados Unidos e o Canadá contribuem com 41,2% do total dos militares efetivos.

A força aérea americana, sendo a mais moderna e poderosa força aérea do planeta, conta com 5 573 aeronaves de combate.

Os norte-americanos lideram isolados o ranking de países mais armados do mundo, com uma proporção de 120,5 armas para cada 100 habitantes. Apesar de ser três vezes mais populosa, a Índia ocupa a segunda colocação, com 71 milhões de armas. Em terceiro aparece a China, com 49,7 milhões.

A Rússia é a 11ª economia do mundo, e o Brasil a 12ª; bem atrás da primeira: os Estados Unidos, e da segunda, a China.

Com 5.977 ogivas, os russos lideram o ranking como o país com maior quantidade de armamento nuclear. Na sequência, os Estados Unidos aparecem com 5.428, seguido pela China com 350. Completam a lista França (290), Reino Unido (250), Paquistão (165), Índia (16), Israel (90) e Coreia do Norte (20).