Qual é a maior herança cultural deixada pelos europeus para o povo brasileiro?

Perguntado por: rmuniz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

Influências europeias
Foi dos europeus que herdamos o costume de consumir carne de boi, de carneiro, de porco e de bode. Além disso, foram eles que nos ensinaram a utilizar na nossa alimentação todos os subprodutos oriundos da criação de animais, como: o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A influência dos povos europeus é observada na culinária, na arquitetura, nas manifestações culturais e até mesmo no idioma - em algumas cidades do Rio Grande de Sul e Santa Catarina é possível encontrar habitantes que ainda falam alemão, por exemplo. Blumenau, cidade de imigração alemã.

Além da arquitetura característica, pode-se encontrar fortes heranças nos costumes. A culinária, por exemplo, ainda apresenta sabores típicos de Portugal.

Embora tenhamos adotados vários costumes europeus no Brasil, viajar para o exterior sempre causa algumas estranhezas e inúmeras novidades.

  • Cultura europeia. ...
  • Costumes europeus. ...
  • Beijo no rosto. ...
  • Não usar sapatos dentro de casa. ...
  • Não ter lixo no banheiro. ...
  • Comer sopa de entrada. ...
  • Café da manhã ...
  • Cachorros em todos os lugares.

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.

Entretanto, foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história. Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A cultura brasileira, por exemplo, recebeu contribuições de diferentes povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos. O resultado das influências dessas populações, como línguas, danças, festas, entre outros aspectos, indicam o cenário de diversidade cultural do território brasileiro.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.

Arquitetura, música, culinária, festividades e costumes singulares desenham um Brasil ainda mais rico do que aquele imaginado pelos turistas que visitam o Estado.

A cultura indígena dos povos originários. A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil. A cultura europeia dos colonizadores portugueses.

A soja, o milho, o arroz, a cana-de-açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).