Qual é a maior fonte de energia elétrica no Brasil?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Cerca de 85% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis. Utilizamos dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas. A maior parte da fonte produzida no Brasil é hídrica produzida em usinas hidrelétricas.

energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica se tornou a segunda maior fonte da matriz elétrica do Brasil ao alcançar nesta terça-feira (3) a marca de 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, superando a eólica, com 23,8 GW, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

No topo do ranking a mais de três anos continua o estado de Minas Gerais, que hoje conta com 151.324,88 kW sendo 9.154 unidades geradoras e 20.546 unidades que recebem créditos.

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.

No primeiro trimestre de 2021, o ranking dos maiores estados geradores por potência instalada estava assim: Minas Gerais: 1 GWp. São Paulo: 742 MWp. Rio Grande do Sul: 728 MWp.

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

UHE Belo Monte

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.

A Geração de energia solar centralizada no Brasil está localizada, principalmente, em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Goiás e mais outros 17 estados.

Pesquisas apontam que até 2030 o Brasil terá cerca de 48% de matrizes energéticas de fontes renováveis e alternativas, com grande foco na energia eólica e solar.

1. China. A partir de agora, a China tem o mais alto nível de compromisso com a mudança de combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia do mundo. Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2020, o país se comprometeu a eliminar todas as emissões de gases de efeito estufa nos próximos 40 anos.

Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW. A energia hidrelétrica representa a maior parcela do total global, com uma capacidade de 1.360 GW (44,39% do total).

O Brasil tem vários grandes rios, mudanças de altitude e altos níveis de precipitação, o que torna o país um local ideal para energia hidrelétrica. O Brasil gera energia a partir de uma ampla gama de fontes que incluem fontes térmicas (gás, petróleo e carvão), energia hidrelétrica, nuclear e renovável.

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis.

Veja as regiões em destaque:

  • Bahia (16,22 TWh)
  • Rio Grande do Norte (15,59 TWh)
  • Ceará (5,95 TWh)
  • Piauí (5,91 TWh)
  • Rio Grande do Sul (5,81 TWh)

Energia Oceânica ou Maremotriz
Assim como a eólica, a energia maremotriz exige pouco investimento para ser obtida. Ela também não polui e é mais uma eficiente fonte de energia renovável.