Qual é a maior fonte de calor da Terra?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol. O calor emitido por essa estrela é fundamental para os seres vivos. De toda luz emitida, somente 51% atinge a litosfera, os 49% restante ficam aderidos na atmosfera.

Ocorre que a energia solar chega à Terra na forma de radiação de ondas curtas. Parte dessa radiação é refletida e repelida pela superfície terrestre. A maior parte, no entanto, passa diretamente pela atmosfera para aquecer a superfície terrestre.

Potássio-40, tório-232, urânio-235 e urânio-238 são quatro dos isótopos radioativos que mantêm o interior da Terra quente. Juntamente com o núcleo quente e o manto, esses isótopos liberadores de energia é que fornecem o calor para impulsionar o movimento das placas.

Pode-se obter energia térmica por pelo menos três formas: Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha. Atrito: transformação de energia mecânica em energia térmica.

A energia do sol vem da incessante fusão dos núcleos (fusão nuclear) dos átomos de hidrogênio no seu centro, que devido à enorme pressão e calor, fundem-se através de uma cadeia de reações que cria átomos de hélio e libera a energia solar propagada pelo espaço por radiação eletromagnética.

Calor também é chamado de energia térmica. Existem fontes naturais (que vem da natureza) e artificiais (que são produzidas pelo homem) de calor. Fontes naturais de calor: o sol, raio, corpo humano, centro da terra, etc. Fontes artificiais de calor: forno, secador de cabelo, ferro elétrico, lâmpada acesa, etc.

As fontes de calor interno da Terra actualmente admitidas são 3:

  • Calor proveniente da acreção de planetisimais. ...
  • Calor proveniente da contracção gravitacional. ...
  • Decaimento radioactivo (principal fonte de energia interna da Terra)

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.

Dióxido de carbono e o efeito estufa
O dióxido de carbono (CO2) é chamado de “gás de efeito estufa” por causa de sua capacidade de reter a radiação solar na atmosfera da Terra como um cobertor e aquecer o planeta, agindo da mesma forma que uma estufa mantém as plantas aquecidas e em crescimento.

Por que a temperatura média da Terra está aumentando? Para grande parte dos cientistas, a temperatura média do planeta está aumentando porque as atividades humanas estão emitindo para a atmosfera grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE).

Na Terra, a temperatura “natural” mais alta é a da lava de um vulcão, que chega a 1090 °C. Entretanto, usando colisores de partículas, os cientistas já conseguiram registrar 1 x 1018 °C – sim, mais quente do que o Sol!

Por Luiz Felipe Castro ... Por que o magma não esfria? "O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.

O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.

Traqueia: aquece, umidifica, filtra o ar, que é conduzido até os pulmões; Pulmões: órgãos responsáveis pela troca de gases, com objetivo de oxigenar o sangue e eliminar gás carbônico do corpo; Brônquios: levam o ar até os pulmões.

O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo".

Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.

hidrogênio

Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.

Resposta final. Portanto o Sol NÃO é uma “bola de fogo” na qual a energia liberada é provinda de reações químicas como a combustão envolvendo o oxigênio, isto é, a combinação do oxigênio com outras substâncias, mas vem de reações nucleares. Astronomia Sol. O Sol não queima!

No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.

Exemplos de Propagação de Calor
Calor Específico. Calor Latente. Calor Sensível. Energia Térmica.