Qual é a maior festa religiosa do Nordeste?

Perguntado por: areis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Considerada a maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, acontece no bairro do Rio Vermelho e começa ainda de madrugada, com os tradicionais fogos de artifício.

As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.

Festa litúrgica mais importante para os católicos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O tempo pascal compreende os 50 dias entre o domingo da ressurreição até o domingo de pentecostes. A Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a 1ª lua cheia que cai no dia 21 de março ou depois.

A tapioca, o acarajé, o baião de dois e a moqueca de peixe são só alguns dos pratos que fazem a fama da região. É uma explosão de sabores que fica na memória! Festas Tradicionais: O São João é a festa junina mais famosa do Brasil, e no Nordeste, ela é celebrada com uma alegria sem igual.

Festival de Parintins

A festa popular mais conhecida do Norte é o Festival de Parintins, que celebra o folclore local. As danças são marcadas por uma diversidade de ritmos e de cores, como é o caso do carimbó e da desfeiteira.

Cada ciclo de doze anos inclui o Maha Kumbha Mela (maha = maior) em Prayagraj, onde milhões de devotos hindus se reúnem para se banhar no Sangam, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati para se purificar, naquele que é o maior festival religioso do mundo.

Hoje é a terceira maior festa religiosa do Brasil, depois da de Nossa Senhora Aparecida (SP) e do Círio de Nazaré (PA).

Sabe-se que outras manifestações religiosas também fazem parte da história nordestina como o Catimbó, Xangô e o protestantismo, entretanto o catolicismo popular é o mais difundido na região do semiárido, caracterizando-se por orações fortes e de corpo-fechado, rezadeiras, beatos, entre outros.

Festas juninas
Sem dúvidas, essa é a mais expressiva manifestação da cultura do Nordeste. A nomenclatura diz respeito aos festejos que acontecem durante o mês de junho em homenagem a três santos católicos. No dia 13 a celebração homenageia Santo Antônio (o santo casamenteiro); dia 24, São João; e dia 29, São Pedro.

Na música popular, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, Axé e frevo, dentre outros ritmos.

Segundo dados do site do Convento da Penha, um dos mais importantes cartões postais do Espírito Santo, a Festa da Penha é uma das festas religiosas (e marianas) mais antigas do Brasil. Neste ano, é celebrada a 452ª edição e ocorre de forma ininterrupta desde 1570, quando tudo começou.

As festas juninas, como o próprio nome indica, são comemoradas no mês de junho e têm uma relação direta com o catolicismo popular, que foi herdado pelo Brasil da tradição portuguesa. Cada dia de comemoração das festas juninas está relacionado com um santo católico.

Campina Grande

Campina Grande: o berço do maior São João do mundo
Campina Grande fica na Paraíba, coração do nordeste brasileiro. É ali que a população abraça as tradições juninas como em nenhum outro lugar.

baião de dois

Por fim, o baião de dois é, talvez, a comida típica do nordeste mais conhecida, apesar de também ser bastante popular em estados da região Norte, como Rondônia, Acre, Amazonas e Pará.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

Nordeste ou noreste (NE) é uma coordenada cartográfica situada entre o norte e o leste (ou este). Um dos pontos colaterais das rosa dos ventos. A palavra nordeste é a junção da palavra norte com este. Localizados em exatamente a 45 graus.

  • Círio de Nazaré (Belém do Pará) ...
  • Festa do Padre Cícero (Juazeiro do Norte, no Ceará) ...
  • Festa de Santa Bárbara (Salvador, na Bahia) ...
  • Festa de Nossa Senhora do Rocio (Paranaguá, no Paraná) ...
  • Festa do Santo Cristo de Ipojuca (Ipojuca, Pernambuco)

As duas maiores festas populares da região Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA), e o Festival de Parintins no Amazonas.

Outras festas que também são típicas da região do Norte do Brasil são:

  • Folia de Reis;
  • Festa do Divino;
  • Congo ou Congada;
  • Cavalhada;
  • Festas Juninas.

Festa da Penha

Agora, é hora de conhecer mais uma colocada desse pódio: a Festa da Penha, terceiro lugar no ranking de maiores festividades religiosas nacionais. Ela ocorre em Vila Velha, no Espírito Santo.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%