Qual é a maior festa de Carnaval do mundo?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro é designado pela Guinness World Records como o maior do mundo, com a participação de aproximadamente dois milhões de pessoas por dia.

O carnaval do Rio de Janeiro é chamado de “o maior espetáculo da terra”. Não à toa, está no Guinness Book como o maior carnaval do planeta: são cerca de dois milhões de pessoas participando todos os dias. É claro que o maior destaque é o desfile das escolas de samba.

Salvador, mais de 204.800 publicações
Com mais de 204.000 menções, a capital do estado da Bahia lidera a classificação, e não é de se surpreender, pois essa festa entrou para o Livro dos Records do Guinness como o maior carnaval da rua do mundo.

O Carnaval é a maior festa popular de nosso país e arrasta milhões de pessoas para as ruas. A data é também um momento muito importante para a economia, uma vez que movimenta bilhões de reais todos os anos. As maiores festas de rua do Brasil ocorrem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo são responsáveis pelas festas mais famosas e suas tradicionais escolas de samba. Outro carnaval muito conhecido e badalado pelos seus trios elétricos e pela música baiana é o de Salvador.

O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. A festa conhecida como Corso, é formada pelos 100 grupos com cerca de 50 componentes.

7 melhores destinos para curtir o carnaval no Brasil

  • Rio de Janeiro.
  • Salvador.
  • Recife.
  • Olinda.
  • Ouro Preto.
  • Manaus.
  • São Paulo.

10 melhores carnavais do Brasil

  • Rio de Janeiro (RJ): melhor Carnaval do Brasil. Claro que a lista de melhores lugares para viajar no Carnaval começa com o Rio de Janeiro. ...
  • São Paulo (SP) ...
  • Salvador (BA) ...
  • Recife (PE): melhor Carnaval do Brasil. ...
  • Ouro Preto (MG) ...
  • Florianópolis (SC): melhor Carnaval do Brasil.

Segundo a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) a cidade aguarda 5 milhões de foliões pelas ruas em 2023, consolidando-se como o terceiro maior carnaval de rua do mundo, atrás apenas de São Paulo e RJ.

As principais festas de Carnaval do Brasil ocorrem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Os blocos de rua e os desfiles das escolas de samba são seus principais meios de realização.

Itália

O carnaval pode ter origem ainda mais antiga
Já na Itália, mais especificamente, a origem das celebrações também podem estar ligadas aos festivais pagãos Saturnalia e Lupercália. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro.

2004 __ O Carnaval de Salvador recebe do Guinness o título de maior Carnaval de rua do mundo; 2017 — O tema oficial foi "Cidade da Música" em referência à seleção do Município de Salvador à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Música.

O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras.

A Micareta de Feira de Santana, primeiro e maior carnaval fora de época do Brasil, volta a acontecer depois de três anos de paralisação por conta da pandemia do coronavírus.

O campeão de vendas foi o Rio de Janeiro, famoso tanto pelos desfiles na Sapucaí quanto pelos blocos que tomam a cidade.

Em Olinda (PE), o Carnaval reuniu mais de 3,9 milhões de pessoas durante os dias de folia, com um incremento de R$ 382 milhões na economia da cidade. Em São Luís (MA), mais de 2 milhões de pessoas aproveitaram a folia. O setor hoteleiro também foi beneficiado com o período.

1. Irã: O Irã é um país predominantemente muçulmano, e o carnaval é considerado um evento pagão. 2. Arábia Saudita: A Arábia Saudita é um país predominantemente muçulmano, e o carnaval é considerado um evento pagão.