Qual é a maior favela do Rio de Janeiro?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Favela da Rocinha

O Censo 2022 indicou para a população Brasileira uma reorganização do ranking de maiores favelas do Brasil. Há décadas, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, ocupava o topo da lista, sendo a maior favela do Brasil e, também, uma das favelas mais conhecidas no mundo.

Maiores favelas do país por número de domicílios:
Rio das Pedras, Rio de Janeiro: 27.573 domicílios. Beiru, Tancredo Neves: Salvador: 20.210 domicílios. Heliópolis, São Paulo: 20.016 domicílios. Paraisópolis, São Paulo: 18.912 domicílios.

7 favelas para visitar no Rio de Janeiro

  1. 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  2. 2 – Morro dos Prazeres. ...
  3. 3 – Santa Marta. ...
  4. 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  5. 5 – Vidigal. ...
  6. 6 – Complexo do Alemão. ...
  7. 7 – Favela da Rocinha.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. As referidas áreas foram as que mais registraram homicídios no Rio.

Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção na qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.

O bairro de Santa Tereza é o mais seguro do Rio de Janeiro, de acordo com a pesquisa. Essa região apresenta os menores índices de criminalidade nas quatro categorias analisadas. No que se refere aos crimes mais violentos, como homicídios, essa área teve o menor número de casos na cidade em 2022.

É um bairro com forte entretenimento. Não possui favelas como a Zona Sul, havendo duas pequenas favelas, São Tilon e Vila Autódromo, que estão sendo removidas e as famílias realocadas em prédios residenciais novos.

O Terra visitou quatro comunidades: Santa Marta (Botafogo), Babilônia/Chapéu-Mangueira (Leme), Escondidinho/Prazeres (Santa Teresa) e Vila Cruzeiro (Penha) – região ocupada por militares desde novembro de 2010, onde a famosa Igreja de Nossa Senhora da Penha está localizada.

Alto índice de desemprego, crescimento da informalidade, especulação imobiliária, falta de política habitacional para população de baixa renda e sistema de transportes coletivos precário são apenas alguns exemplos dos motivos para o crescimento das favelas no Brasil e especificamente no município do Rio de Janeiro.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Quase um quarto (22%) – 1,39 milhão dos 6,2 milhões – dos habitantes da cidade do Rio mora em uma das 763 comunidades da capital, que abriga 57,3% das 1.332 do Estado. O número é proporcionalmente, praticamente o dobro daquele da capital paulista, onde “apenas” 11,4% dos 11,2 milhões de habitantes vivem em favelas.

Rocinha

A Rocinha, no Rio, é a maior favela do país: 25.742 domicílios. Depois, vêm o Sol Nascente, no DF: 25.441 casas; Rio das Pedras, no Rio: 22.509; e Paraisópolis (SP): 19.262. A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México.

É perigoso ir ao Morro do Vidigal? O Morro do Vidigal foi pacificado em 2012 e atualmente está sendo atendida pelas 19º UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) a fim de evitar o retorno do tráfico de drogas ao bairro. Desde então a segurança da favela aumentou significativamente.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui cerca de 5000 moradores. Por se situar em um morro próximo ao mar, possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus.