Qual é a maior favela da cidade de São Paulo?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Heliópolis

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo. Os barracos deram origem as construções de alvenaria.

As duas maiores favelas do estado estão na capital paulista: Heliópolis e Paraisópolis. Um levantamento divulgado pela Central única das Favelas (Cufa) nesta quinta-feira (4), data em que é ...

Paraisópolis

Paraisópolis, 2ª maior comunidade de SP, completa 100 anos com festa e campanha de arrecadação.

Maiores favelas do país por número de domicílios:
Rio das Pedras, Rio de Janeiro: 27.573 domicílios. Beiru, Tancredo Neves: Salvador: 20.210 domicílios. Heliópolis, São Paulo: 20.016 domicílios. Paraisópolis, São Paulo: 18.912 domicílios.

Qual favela mais perigosa de São Paulo? Na lista dos mais perigosos, no coração da cidade, está o bairro da Sé. De acordo com as estatísticas, a Delegacia de Polícia da Sé é a que registra o quarto maior número de ocorrências em toda a capital.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Quase um quarto (22%) – 1,39 milhão dos 6,2 milhões – dos habitantes da cidade do Rio mora em uma das 763 comunidades da capital, que abriga 57,3% das 1.332 do Estado. O número é proporcionalmente, praticamente o dobro daquele da capital paulista, onde “apenas” 11,4% dos 11,2 milhões de habitantes vivem em favelas.

Morro da Providência

Lá em 1883, os planos de governo dos prefeitos Barata Ribeiro visavam garantir a estética da cidade, derrubando cortiços existentes. A primeira favela brasileira estava localizada onde hoje é o Morro da Providência.

Rocinha

A Rocinha, no Rio, é a maior favela do país: 25.742 domicílios. Depois, vêm o Sol Nascente, no DF: 25.441 casas; Rio das Pedras, no Rio: 22.509; e Paraisópolis (SP): 19.262. A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México.

São Paulo tem o maior número de favelas do Brasil, com 1.715 ocupações cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB). Estima-se que elas comportam 391 mil domicílios e mais de dois milhões de moradores, o equivalente a 11% da população da cidade.

Paraisópolis

Uma das maiores favelas do País, a comunidade é emblemática por fazer divisa com o Morumbi, bairro de alto padrão. Conforme informações da Secretaria Municipal de Habitação, Paraisópolis é a maior favela da capital.

Ação na comunidade São Rafael começou nesta quarta (23) e foi autorizada pelo TJSP, apesar da proibição do STF para desocupações na pandemia. Moradores da Favela São Rafael, em Guarulhos, na Grande São Paulo, estão sendo retirados de suas casas desde a manhã desta quarta-feira (23).

Segundo o IBGE, a maior favela da América Latina fica no Sol Nascente, em Ceilândia. São 79 mil moradores ocupando um terreno plano. Apesar disso, há problemas como falta de esgoto, de limpeza e de iluminação.

Belém

Belém já é a capital mais favelizada. Mantém mais da metade (55,4%) do milhão e meio de habitantes vivendo em favelas. Manaus aparece em segundo lugar.

Amazonas

Entre os estados brasileiros, o Amazonas (34,59%) tem a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais.

Em São Paulo, são oito cidades da região metropolitana sem favelas -incluindo São Caetano do Sul, conhecida por ter alguns dos melhores indicadores sociais do país. Outros exemplos são Poá, Santa Isabel e Vargem Grande Paulista.

Limeira, cidade sem favela.

Favela é o conjunto de habitações populares precariamente construídas e desprovidas de infraestrutura (rede de esgoto, de abastecimento de água, de energia, de posto de saúde, de coleta de lixo, de escolas, de transporte coletivo etc.).

O termo “periferia” é usado para se referir as favelas, os bairros mais pobres, loteamentos clandestinos, que são resultados da má distribuição de renda, desigualdade social, segregação socioespacial, entre outros problemas. Geralmente, esses locais são afastados dos grandes centros.

PCC

Criado em Taubaté (SP), o PCC é a maior facção do país. Atualmente, estima-se que o grupo tenha 112 mil membros, com atuação em todo o Brasil - e até fora do território nacional.

O processo de surgimento das favelas chama-se favelização. Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897), em terrenos cedidos pela Marinha a soldados que retornaram das missões militares.