Qual é a maior espécie de sapo do mundo?

Perguntado por: amonteiro8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

rã-golias

A rã-golias é a maior espécie da ordem de anfíbios sem caudas chamada de Anura, que inclui sapos e pererecas.

Anfíbio, também conhecido como sapo-cururu, pode quebrar recorde de exemplar mais pesado já encontrado. Guardas-florestais encontraram um sapo-cururu de 2,7 quilos enquanto dirigiam pelo Parque Nacional Conway, em Queensland, na Austrália.

O sapo gigante, que tem o nome científico de Rhinella marina, era uma fêmea, já que elas crescem mais que os machos entre essa espécie. O bicho, que era um invasor para aquele ecossistema , teve de ser sacrificado, de acordo com informações da agência de notícias France-Presse (AFP).

Sapo bicudo (Rhinella).

O sapo Phyllobates terribilis é considerado um dos animais mais tóxicos da Terra. Um único espécime de cinco centímetros tem veneno suficiente para matar dez pessoas em idade adulta. O povo indígena emberá, da Colômbia, há séculos utiliza o poderoso veneno em suas zarabatanas durante a caça.

Outros predadores de sapos adultos incluem ouriços, ratos e visons, e mesmo gatos domésticos. Aves que se alimentam de sapos incluem garças, gralhas e aves de rapina.

sapos-cururus

Os sapos-cururus (espécies do gênero Rhinella) estão entre os maiores sapos brasileiros, chegando a 25 centímetros de comprimento, mas, ainda assim, estão longe de receberem o troféu de maiores sapos do mundo.

O sapo-cururu vive em média de 10 a 15 anos na natureza, podendo chegar a 20 anos em cativeiro.

sapo cururu

Características: O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável. O predador que ingerir esse veneno, certamente morrerá, pois é altamente tóxico.

animal. o sapo golias pode chegar a 40 centímetros de comprimento e três quilos e meio o peso equivalente à de um gato. no entanto moradores da região que vivem esses animais comentam sobre a existência desses bichos ainda maiores com dobro do peso mas até o momento não há nenhum registro científico que comprove isso.

O anfíbio de nome científico Brachycephalus didactylus, também conhecido como sapo pulga, mede entre 7 e 10 milímetros de comprimento.

Assim, conforme a espécie se espalhou pela Austrália, aves como falcões e corvos logo descobriram como comer o sapo mordendo apenas em torno das glândulas venenosas de seus ombros, virando os anfíbios de costas e retirando suas entranhas.

bufotoxina

Os sapos-cururu secretam um veneno leitoso pelas glândulas parótidas localizadas atrás dos ombros. O veneno, denominado bufotoxina, contém diversas substâncias químicas, como bufagina, que afeta o coração, e bufotenina, um alucinógeno.

Animal foi sacrificado
Os sapos-cururus são nativos da América do Sul e Central, mas 2.400 deles foram introduzidos na Austrália em 1935 para lidar com besouros que destruíam as plantações de cana-de-açúcar de Queensland.

Sapo Ponta-de-Flecha

Essa é uma das características do Sapo Ponta-de-Flecha, também conhecido como dardo venenoso, por conta de seu veneno que pode ser fatal no momento do contato.

3 – Sapo-boi azul
Pode ser encontrado no Suriname e no extremo norte do Brasil. Como o nome diz, possui cor azul, porém não é qualquer azul! Tem um leve tom metálico, misturado a manchas negras. Um exemplo claro de um animal exótico e lindo!

polvo-de-anéis-azuis

O veneno do polvo-de-anéis-azuis pode ser letal, já que paralisa o trato respiratório, mas uma mulher da Austrália sobreviveu após ser atacada duas vezes. No último dia 16, na Austrália, uma mulher foi atacada duas vezes pelo polvo-de-anéis-azuis, simplesmente o animal mais venenoso do mundo.

sapo-boi-azul

Um dos animais mais coloridos do mundo é o sapo-boi-azul. Ele vive nas florestas tropicais da Costa Rica e do Brasil. Sua coloração varia entre azul, amarelo, dourado, bronze, vermelho, verde e preto.

6. Pegar um sapo não é perigoso. Os sapos são completamente inofensivos, mas apenas se não forem incomodados. Todos os bufonídeos têm um par de glândulas parotoides atrás dos olhos, na região da cabeça e nos ombros.

Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.