Qual é a maior dor emocional que o ser humano pode sentir?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Algumas desordens emocionais podem ocasionar inflamações nas articulações, músculos e ossos, tal como rigidez articular, dores ósseas, contraturas e deformidades posturais. Além disso, por causa do estresse, a pessoa pode sentir grandes tensões musculares e dores nas costas.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

Trata-se da síndrome do coração partido um problema cardíaco causado por uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Constantemente ouvimos falar que os sentimentos como tristeza, medo, estresse e depressão podem causar doenças. E isto é verdade. O coração, por exemplo, pode ser maltratado conforme o acúmulo destes sentimentos.

Emoções negativas, como ansiedade, ódio ou decepção, levam à liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina, hormônios que podem fazer a pressão arterial subir e o coração acelerar, entre outros efeitos nocivos.

Associadas principalmente a maus hábitos alimentares e sedentarismo, as doenças do corpo estão mais conectadas aos sentimentos e emoções do que podemos imaginar. Raiva, tristeza, mágoa, apego e frustrações são só algumas das emoções que predispõem o organismo a dores, infecções e até tumores.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Reprimir o que sente pode provocar um descontrole dos próprios sentimentos, comportamentos erráticos e até problemas com a saúde mental e física.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

Os estudiosos concluíram que emoções negativas aumentam em 2,67 vezes a chance do paciente apresentar infarto. “Hoje os estudos comprovam que a depressão está relacionada com a deposição de placas de gordura nas artérias”, salienta o cardiologista.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.