Qual é a maior coisa que existe?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Lista de recordes da Astronomia

NomeAno Descoberta
Maior planeta já descobertoHD 100546 b2010
Menor exoplaneta já descobertoKepler-37b2013
Planeta mais quente já descobertoKepler-70b2011
Maior estrela já descobertaStephenson 2-18

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.

Qual é a coisa mais pesada do universo? A pasta nuclear é um material cem trilhões de vezes mais densa que qualquer material encontrado na Terra.

O universo é como o recipiente gigante de todas as galáxias.

78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.

A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark. Mas, há diversos outros objetos, miniaturas, que de tão pequenos vão te surpreender.

O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica, entre outros corpos celestes. Existe uma grande quantidade de estrelas no universo, com diferentes tamanhos.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

- A superfície da Terra é 13,5 vezes maior que a superfície da Lua, porque a área varia com o quadrado do diâmetro. - Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua. (5 520 kg/m3 e 3 340 kg/m3) a Terra tem uma massa 81,3 vezes maior que a massa da Lua.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

A estrela mais próxima da Terra é o Sol. O Sol possui bilhões de companheiras, a enorme maioria delas invisíveis aos nossos olhos. Com a vista "desarmada", o ser humano é capaz de ver cerca de 9.000 estrelas em todo o céu noturno, e isto se contarmos com uma noite sem nuvens e sem a presença da Lua.

O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia.

Com este tamanho médio de grãos, podemos contar aproximadamente 100 bilhões de grãos de areia por metro cúbico. A partir daí, termine o cálculo você mesmo: se temos 1012 metros cúbicos com 1011 grãos por metro cúbico, temos 1023 grãos de areia na Terra.

Jesus passou a ser invocado como Rei dos povos, das nações e o rei do universo. Isso se deu em dezembro de 1925. É, portanto, uma festa que só tardiamente foi introduzida no calendário litúrgico.

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.