Qual é a maior coisa da galáxia?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em fevereiro de 2022, uma equipe internacional de astrônomos reportou a descoberta de uma galáxia simplesmente monstruosa: a 3 bilhões de anos-luz de distância está Alcyoneus, uma gigantesca rádio-galáxia que atinge 16,3 milhões de anos-luz de comprimento no espaço, constituindo a maior estrutura de origem galáctica ...

A maior estrutura conhecida no Universo é chamada de Grande Muralha Hercules-Corona Borealis, descoberta em novembro de 2013. É um filamento galáctico - um vasto grupo de galáxias unidas pela gravidade - que tem cerca de 10.000 milhões de anos-luz.

Você saberia dizer qual é a maior “coisa” que existe no universo? Se for falar que é a língua da sua sogra, saiba que você está errado. Astrônomos dos EUA e da Hungria acabaram de identificar um anel resultante da explosão de raios gama que tem nada menos que 5 bilhões de anos-luz de diâmetro!

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

100 000 anos-luz

A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão. Em nosso modelo escalonado, com o Sol de16. 51 centímetros de diâmetro, a Via Láctea teria 112 milhões de quilômetros de extensão ou cerca de 38% do tamanho da órbita da Terra ao redor do Sol.

Em 11 de julho de 2022, a Agência Espacial Americana – NASA – revelou a primeira imagem feita pelo maior e mais poderoso telescópio espacial, o James Webb!

“Mas no ano passado foi descoberto um caso que é claramente maior.” O nome do objeto? PSR J1614-223, uma estrela de nêutrons situada a 3 mil anos-luz da Terra, descoberta por um grupo do Observatório Nacional de Radioastronomia (NRAO), nos Estados Unidos.

Com seus 12,7 bilhões de anos, o PSR B1620-26 b é o mais velho planeta conhecido. Ao que parece, esse gigante gasoso com uma massa 2,5 vezes superior à de Júpiter, sempre existiu. Nosso universo tem 13,8 bilhões de anos, somente 1 bilhão de anos mais antigo.

Astrônomos criaram uma nova categoria de planeta após a descoberta de um objeto que tem massa 17 vezes maior que a Terra. A nova categoria é chamada de "mega-Terra" e refere-se à descoberta do Kepler-10c, que tem uma superfície parecida com a do nosso planeta, mas muito maior.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Não existe nada além do Universo. O Universo é infinito. A expansão de seu espaço (e não espaço-tempo) significa que os lugares vão ficando cada vez mais afastados uns dos outros. Mas o Universo continua sendo infinito.

As maiores galáxias que existem são as elípticas gigantes, com diâmetros de milhões de anos-luz, massas de até 10 trilhões de massas solares; as menores galáxias que existem são as , são as elípticas anãs com poucos milhares de anos-luz em diâmetro. A galáxia elíptica gigante M87.

Observando em todas as direções é possível ver galáxias que podem estar tão perto como algumas centenas de milhares de anos luz até galáxias tão distantes que são necessários telescópios de grande porte para se fotografar e estudar.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados. Além das diferentes classificações e tamanhos, elas têm algo em comum: as galáxias não estão sozinhas em suas redondezas no universo.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

Nossa galáxia integra um grupo composto por mais de trinta galáxias, denominado Grupo Local que, por sua vez, pertence ao Superaglomerado de Virgem. Contudo, somente três galáxias se destacam, sendo a maior delas a Galáxia de Andrômeda, visível a olho nu e distante 2,5 milhões de anos-luz.

1.227 km/h

O atual recorde de velocidade terrestre é de 1.227 km/h, obtido em 1997 pelo piloto Andy Green a bordo do veículo Thrust SSC.

A sonda solar Parker, que pertence a NASA, conseguiu mais um grande feito, que mostra como o avanço tecnológico está. A espaçonave chegou a incrível velocidade de 393 mil km/h, tomando o posto de objeto mais rápido já criado pelo homem.