Qual é a maior cobra vista no mundo?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Python reticulatus

2. Píton-reticulada (Python reticulatus) A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa.

Em uma pesquisa com 780 anacondas silvestres na Venezuela, a maior capturada foi de 5,2 m de comprimento. Em 1944 um espécime excedeu este tamanho quando uma expedição de petróleo na Colômbia afirmou ter medido uma anaconda que tinha 11,4 metros de comprimento, mas a sua alegação nunca foi provada.

piton-reticulada

De acordo com o jornal Sinar Harian, uma das pítons resgatadas chegava a pesar 32 kg e tinha cinco metros de comprimento. A outra era um pouco menor, com aproximadamente 25 kg e media quatro metros — ainda assim, assustadoras. Esse bebezão aí é a maior cobra do mundo, a piton-reticulada. Vive apenas em partes da Ásia.

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul. Trata-se da única espécie incluída no gênero Titanoboa.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

Em alguns flagrantes na natureza, as sucuris causam medo e espanto, mas, por sua imponência, se destacam em várias regiões de Mato Grosso do Sul. O g1 listou alguns registros das "anacondas brasileiras" que bombaram este ano no Pantanal e nos rios de águas cristalinas de Bonito (MS), a 297 km de Campo Grande.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas. Clique na imagem ao lado para ampliar.

Eunectes murinus

A sucuri (Eunectes murinus), conforme Frazão, é a maior espécie de cobra da Amazônia. Segundo a bióloga, o animal pode chegar a até 8 metros de comprimento, mas apenas em casos raros.

Dentre seus predadores podemos citar mamíferos, como a Raposa-carangujeira (Cerdocyon thirty); lagartos, como o teiú (Tupinambis teguixin); aves, carcará (Polyborus plancus) (Rivas et al., 2001); jacarés como o jacaretinga (Caiman crocodilus) (Rivas et al., 1999) e, até mesmo, outras anacondas maiores, praticando ...

Animal e 6 metros de comprimento da espécie Eunects Murinus, considerada a maior serpente do mundo, havia sido capturada e amarrada pela população.

Até então, de acordo o biólogo, o maior animal da espécie já medido tinha 5,21 metros. Pelas medidas da Secretaria de Meio Ambiente, a sucuri gigante do rio São Francisco tem 5,30 m, aproximadamente, medida que pode não ser muito precisa por conta da dificuldade de medir o animal vivo.

A primeira delas é endêmica da ilha, ou seja, não ocorre em nenhum outro lugar no mundo. Em relação à concentração de serpentes, segundo o Butantan, o local só perde para a Ilha de Shedao, na China, que abriga por volta de 20 mil desses animais.

Tudo sobre a anaconda
Elas são todas do gênero Eunectes e fazem parte da família das jiboias, ou Boidae. A espécie mais comum de sucuri é também uma das maiores — a sucuri verde, ou Eunectes murinus, que também foi apelidada de sucuri gigante.

Impressionante! Podendo chegar a 15 metros de comprimento e pesar aproximadamente 1,2 toneladas, a maior cobra do mundo foi encontrada e pertencente à família das jiboias, portanto sua aparência era semelhante.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva.

As primeiras cobras teriam surgido nas florestas do antigo supercontinente conhecido como Laurásia (que envolvia a América do Norte, a Europa e a norte da Ásia), há cerca de 128 milhões de anos, no Cretáceo Inferior.

Ela viveu 60 milhões de anos atrás, no Paleoceno. A titanoboa não matava suas caças com as presas e nem com veneno, em vez disso ela as esmagava até morte, como fazem as sucuris. Ela era realmente enorme, medindo cerca de 14,6 metro de comprimento e pesando até 1.133 kg.

Segundo o jornal The Sun, do Reino Unido, a cobra é da espécie Copperhead, que apresenta uma coloração em castanho claro, além de desenhos que permitem que ela se camufle muito bem no chão para se proteger de predadores – e assustar desavisados.