Qual é a maior caldeira do mundo?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Trata-se da maior caldeira do mundo, fabricada para a empresa de papel e celulose Bracel. O projeto tem mais de 100 metros de altura e é parte-mãe de um projeto que tem valor total de R$8 bilhões. A obra já está sendo executada e é um dos maiores investimentos de São Paulo nos últimos 30 anos.

– Inspeção de integridade: após 25 anos de uso, as caldeiras devem passar por inspeção e manutenção, determinando sua capacidade de uso, condições e tempo restante de vida útil do equipamento.

Denis Papin

A partir de diversas pesquisas bibliográficas nos mais diferentes sites, podemos afirmar que a primeira verdadeira máquina térmica é legado do físico francês Denis Papin, que inventou um aparelho semelhante à panela de pressão e, para evitar que explodisse, concebeu a primeira válvula de segurança conhecida.

Segundo a NR13 (13.4.1.1), caldeiras são equipamentos destinados a gerar e acumular vapor, a pressão superior a atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes. Construtivamente, podem ser classificados em 03 tipos: Aquatubular.

Caldeiras Aquatubulares
Entre os tipos de caldeiras, esse é o mais indicado quando a finalidade é garantir uma maior produção de vapor. Seu uso se dá principalmente em usinas termoelétricas.

O emprego de caldeiras implica na presença de riscos dos mais diversos: explosões, incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas, ferimentos diversos, etc.

“Total Reduced Sulfur” (TRS), ou enxofre reduzido total, é um termo comumente usado pela EPA (Environmental Protection Agency, dos USA ) para definir os quatro maiores constituintes das emissões da indústria de celulose kraft.

Na caldeira, as purgas de fundo são indispensáveis para manter a concentração de sólidos dissolvidos na água dentro dos limites de controle e evitar problemas de corrosão/arraste de água para o vapor.

Operar e controlar o funcionamento das caldeiras e a qualidade da água trabalhando segundo normas e procedimentos de segurança, a fim de fornecer vapor para produção de calor ou energia.

Para caldeiras, a prática profissional supervisionada possui carga horária de acordo com a categoria da caldeira, sendo 60 (sessenta) horas para caldeiras categoria B e 80 (oitenta) horas para caldeiras categoria A.

Para a geração de vapor, as caldeiras eram abastecidas com água, a uma temperatura de 25° C. O consumo de gás natural variava de 60 a 120 m3/h.

Toda caldeira deve possuir “Manual de Operação” atualizado, em língua portuguesa, em local de fácil acesso aos operadores. Tal manual deve conter, obrigatoriamente, um mínimo de procedimentos.

374 ºC

Caldeiras de Vapor Saturado
Maiores temperaturas são possíveis pelo aumento da pressão de saturação, o que implica no aumento da resistência mecânica da caldeira de vapor. O limite da temperatura de vapor saturado é o ponto crítico, sendo 374 ºC e 218 atmosferas.

Caldeira aquatubular de biomassa
Por ter um projeto de construção mais específico, a caldeira aquatubular é mais utilizada em modernos projetos industriais, caso das modernas termelétricas, que dependem da produção de grandes quantidades de vapor, sempre a elevadas temperaturas e pressão de trabalho.

nome feminino
1. Grande vaso metálico para aquecimento de líquidos. 2. Espécie de caixa praticada em fundo de tanque ou reservatório de água.