Qual é a madeira mais bonita do mundo?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

O Jatobá, também conhecido como brazilian-cherry, está no grupo das dez madeiras mais valiosas e negociadas do mundo – junto com o ipê e o mogno. De tom avermelhado, essa linda madeira de leite traz beleza e elegância para todo tipo de ambiente.

O Kynam — ou kyara como é conhecido na Ásia — é um tipo extremamente raro de pau-de-águila, uma árvore utilizada na produção de incenso e perfume.

Não é de hoje que eu tinha certeza de que a árvore mais cara do mundo era a Dalbergia melanoxylon, nativa do leste da África e conhecida pela sua madeira de cor preta. Não à toa, seu preço no mercado explodiu para mais de 25 mil dólares cada metro cúbico.

No Brasil, existem muitos tipos de madeiras nobres:

  • Peroba rosa.
  • Jequitibá
  • Cedrinho.
  • Pau-Brasil.
  • Jacarandá
  • Cumuru.

Jacarandá

O Jacarandá, que teve sua exploração de forma muito abrangente no período colonial do Brasil, é hoje uma das árvores mais difíceis de se encontrar e é considerada rara, sendo assim uma das madeiras mais caras disponíveis no mercado, sendo assim pode ser considerada uma das mais importantes madeiras nobres brasileiras.

Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.

Um pinheiro bonsai centenário é uma das plantas mais caras da história. Vendido na Convenção Internacional de Bonsai em Takamatsu, Japão, seu preço de leilão chegou a US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 6.820.840). A árvore foi declarada ter mais de 800 anos, o que a torna excepcional.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

O Mogno Brasileiro é uma das madeiras de lei mais cobiçadas do país e considerada uma das melhores do mundo.

carvalho

O tempo de vida do carvalho foi descoberto por meio da dendroconologia, que é um método científico para estabelecer a idade de uma árvore a partir dos anéis em seu tronco. A madeira de carvalho que foi encontrada estava em ótimas condições, o que facilitou os estudos em cima do objeto.

Aniba rosaeodora ou pau-rosa é uma planta proveniente da Amazônia que foi utilizada durante muitos anos na produção de perfumes, entre eles o Chanel nº 5, eternizado por Marilyn Monroe que sempre ia dormir com duas de suas gotas para acordar no dia seguinte completamente perfumada.

Árvore nativa das zonas úmidas do sudeste asiático, a teca é considerada uma das madeiras mais caras do mundo e está sendo comercializada no município de Cáceres (215 km a Oeste de Cuiabá), a 900 dólares o metro cúbico.

a China

De acordo com o relatório, a China ganhou maior importância como país produtor e consumidor de produtos florestais. Recentemente, o país ultrapassou os EUA na produção de madeira serrada ao fabricar e consumir mais painéis e papéis à base de madeira.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

Ipê

Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

angelim

A madeira angelim, devido às suas propriedades, pode ter um cheiro forte, principalmente em móveis e peças mais rústicas.

1º lugar: Mogno Africano
Madeira nobre e com bom retorno financeiro, essas são as principais características do Mogno Africano. A espécie é considerada uma opção para a realização de reflorestamento comercial porque possui boa rentabilidade.

Já se perguntou quais são as madeiras mais duras e macias do mundo? Como arquitetos, estamos todos muito familiarizados com a mais macia: Balsa.

Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.