Qual é a luz que brilha através daquela janela?

Perguntado por: ndantas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Qual é a luz que brilha através daquela janela? É o Oriente, e Julieta é o sol. Ergue-te, ó sol resplandecente, e mata a lua invejosa, que já está fraca e pálida de dor ao ver que tu, sua sacerdotisa, és muito mais bela do que ela própria. Não queiras mais ser sua sacerdotiza, já que tão invejosa é!

Páris foi marcar com Frei Lourenço o casamento e, na mesma altura, entrou Julieta que foi confessar-se ao clérigo. A sós, Frei Lourenço contou a Julieta um estratagema para impedir o seu casamento com Páris. Segundo o plano, Julieta deveria fingir que aceitava o casamento.

Por que tu Romeu; recusa teu nome e renega a teu pai; ou se preferir abandonarei a minha família para viver eternamente contigo. Mas afinal o que é um Capuleto? Não é mão, nem pé, nem braço, nem outra parte do corpo.

Romeu e Julieta não é diretamente um história de amor. Romeu e Julieta nos ensina sobre o impulso e a ordem. Ensina sobre a imaturidade. Quando analisada a fundo, o amor (esse que conhecemos a partir do século XIX) não é o pilar da peça, e a história de paixão dos jovens nos ensina muito mais do que apenas amar.

Como posso ir mais longe se meu coração aqui permanece?

Por que és tu Romeu? Renega teu pai e recusa teu nome,mas se não for possível,jura que me ama e não serei mais um Capuleto. Só o teu nome é meu inimigo. Tu és o que és e não um Montague.

Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto.

O casal, enterrado em posição de "conchinha", vivia no reino bíblico de Geshur. Acredita-se que o rapaz tinha 17 anos e a garota 14 quando morreram.

Julieta quando tinha apenas 13 anos de idade manteve uma relação amorosa com Romeu que tinha 17 anos, fato este que perante o ordenamento jurídico brasileiro é tipificado como estupro de vulnerável.

Hoje, o relacionamento dos dois jovens que são o tema da obra, é considerado como o arquétipo do amor juvenil. No livro fala-se da idade de Julieta: 13 anos. E Romeu tinha 17.

Clássico do poeta inglês William Shakespeare, é difícil encontrar quem desconheça a trágica história de amor de Romeu e Julieta, o casal de apaixonados impedido de ficar juntos pela rivalidade entre suas famílias e que acaba bebendo veneno num plano malsucedido.

Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido.

Seu nome é uma referência a tragédia homônima, clássico de William Shakespeare. O Romeu é representado pelo queijo, um ingrediente mais salgado, e a Julieta é a goiabada, mais doce, assim como as mulheres.

A princípio o jovem não aceita provocações, mas seu amigo Mercúcio confronta o adversário e é morto por ele, o que provoca a revolta de Romeu, o qual mata Tebaldo para se vingar. Esta morte acirra ainda mais o ódio entre as famílias e o Príncipe da cidade manda Romeu sair de Verona.

É costume dizer-se que Romeu e Julieta, a peça de Shakespeare, é uma história trágica de amor entre dois jovens que são impedidos de ficar juntos devido à rivalidade entre as suas famílias e que, por isso, acabam por se suicidar.

Na obra de Romeu e Julieta, um dos motivos do amor entre estes jovens ser algo impossível é porque suas famílias estavam no meio de uma guerra. Sendo assim, o item C está correto. O tema tratado no texto dramático de Romeu e Julieta é o amor entre duas pessoas cujas famílias estão em guerra há anos.

Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa? As palavras sem afeto nunca chegarão aos ouvidos de Deus. Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes se encontra em nossas mãos. O mundo sem Deus seria uma fábula contada por um idiota num acesso de raiva.