Qual é a luz mais forte?

Perguntado por: agil5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

As explosões de raios gama são as explosões mais poderosas conhecidas no universo e normalmente liberam mais energia em apenas alguns segundos do que o nosso Sol durante toda a sua vida - elas podem brilhar em quase todo o universo visível”, explicou David Berge, chefe de astronomia de raios gama do DESY, instituto de ...

É importante lembrar também que a luz branca fria tem muito mais intensidade (ou, vamos dizer, claridade) do que as outras e por isso é muito usada quando precisamos de uma boa visibilidade para a leitura ou para o foco em alguma atividade, mas é sempre bom ter cuidado, porque o excesso pode causar desconforto.

UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

Para saber qual lâmpada consome menos, divide-se a quantidade de lúmens pela potência dela. A partir disso sabe-se a quantidade de lúmen que uma lâmpada emite a cada watt consumido. Tem-se a noção de que lâmpadas incandescentes consomem mais que as fluorescentes e que as de LED são mais econômicas que as fluorescentes.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

Portanto, a segunda lâmpada, de maior potência, tem menor resistência.) Portanto a lâmpada de 60 W é a que mais brilhará, pois é a que tem maior resistência.

O branco quente
É conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz, como é o caso das lâmpadas incandescentes. O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono. Existem dezenas de técnicas para ajudar a dormir melhor. A cromoterapia é uma das mais simples e eficazes.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

Aspectos benéficos da luz azul
A luz influência se estamos ou não acordados, concentrados e produtivos e se nos sentimos energizados e saudáveis. Estudos científicos confirmaram o efeito biológico da luz em nosso corpo. A luz ultravioleta, por exemplo, influencia a produção de vitaminas.