Qual é a luz da injeção eletrônica?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Afinal, qual é a luz da injeção eletrônica? Como já destacamos, a luz da injeção é representada pelo desenho de um motor. Em geral, ao colocar a chave na ignição e girar, sem ligar o motor, a central do sistema de injeção será acionada. No painel do carro, a luz da injeção é a que assemelha a um motor.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Apagar luz da injeção eletrônica manualmente
É possível que em alguns veículos, a luz de Check – luz da injeção eletrônica, se apague automaticamente depois que o carro for ligado e desligado três vezes seguidas, sem ligar o motor.

quando a luz da injeção eletrônica acende forma esporádica no painel, sem ficar acesa por muito tempo ou piscando, normalmente o problema é mais simples. Por exemplo: pode ser um problema de leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento. Isso devido ao combustível adulterado, como falamos antes.

De repente acende a luz de alerta da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que quando se acende essa luz, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Apesar de nem sempre representar um grande defeito, o ideal é não rodar tanto com o carro ao notar a luz da injeção acesa ou qualquer outra do painel. Seja do sistema de injeção ou qualquer outra parte do carro, as luzes são utilizadas para indicar algum defeito ou mau funcionamento.

A luz de injeção do motor pode acender quando o carro está abastecido com combustível de má qualidade, ou quando há problemas no sistema injetor ou no catalisador, que podem causar consumo excessivo de combustível e/ou falhas nas partidas subsequentes do motor.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

Qual o preço da limpeza de bico inejtor? Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Quando a luz da injeção eletrônica acende, o que pode ser? Se perceber que quando a luz da injeção eletrônica não apaga seu carro apresentar alguma diferença de performance, pode ser um sinal de eletroinjetor sujo, combustível adulterado, vela ou cabo de vela com problemas.

Em boa parte dos casos, os sintomas se resumem a uma irregularidade de funcionamento do motor em marcha lenta, falhas durante a aceleração e dificuldades na partida. No entanto, a situação pode se tornar bem mais grave se o tratamento for muito postergado.

Se essa luz acender, a primeira coisa a se fazer é desligar o carro e religá-lo. Dessa forma, se a luz permanecer acesa, você já descarta uma falha no sistema de verificação da lâmpada.

Mas, quando falamos de bico injetor sujo, entendemos que a sujeira não se acumula dentro, mas fora dela. O uso decorrente de combustível ruim pode causar problemas na carbonização, tampando os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. O acúmulo desses resíduos provoca falhas na aceleração do motor.

A luz pode acender por irregularidade de funcionamento de sensores, bicos de alimentação do motor, combustível adulterado ou até mesmo alguma irregularidade, que a própria central da injeção reconheça como erro de programação.

Algumas vezes, as piscadas da luz podem ocorrer devido a um simples mau posicionamento ou encaixe do conector, sendo um problema pequeno e facilmente resolvido. Nesse caso, o melhor a se fazer é verificar se eles estão corretamente conectados ou se não estão com o chicote rompido.

O signo da luz do óleo, mostrado com claridade avermelhada, possui mais de um sentido, variando de acordo com o momento e forma que é exibido.

Muitos não sabem o que fazer quando a luz amarela com desenho que lembra uma torneira acende no painel. Esse alerta, na verdade, é referente ao sistema de injeção eletrônica de combustível e pode indicar defeito em uma grande variedade de componentes.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.