Qual é a Lua mais rara do mundo?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 16 votos

A lua azul cheia, que acontece cerca de uma vez a cada 2,7 anos em média, não vai realmente parecer azul – isso só acontece ainda mais raramente, quando “erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam muita fumaça e poeira fina para a atmosfera, “de acordo com a Sky & Telescope.

Apesar de receber o nome de Lua Rosa, a Lua não apresenta mudança nas cores. A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte.

Eclipse Anular Híbrido
O que o torna tão raro é o alcance, extremamente estreito, da sombra da lua para atingir a Terra.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

O fenômeno da Lua de Sangue ocorre no eclipse total da Superlua. O nome pode parecer assustador, mas a Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, é um dos fenômenos astronômicos mais belos que podemos observar a olho nu.

É importante notar que, apesar do nome, a lua não adquire realmente uma cor rosa durante esse fenômeno. A lua pode apresentar variações de cor, como tons alaranjados ou avermelhados, dependendo das condições atmosféricas, mas isso não está relacionado especificamente à Lua Rosa.

Quando a parte da Lua voltada para a Terra não é iluminada pelo Sol, há uma lua nova. Então, o astro parece desaparecer completamente da nossa visão. Isso obviamente acontece a cada 29 dias. Mas a cada ano e alguns meses, duas novas luas são observadas no mesmo mês do calendário, e a segunda é conhecida como lua negra.

Embora seja geralmente chamada de “Lua de Morango” porque a fruta está na estação no hemisfério norte, a Lua Cheia de junho também é chamada de “Lua Quente”, Lua de Hidromel” e “Lua Rosa”. Uma “superlua” ocorre quando nossa Lua se aproxima da Terra em sua elíptica órbita enquanto em sua fase “cheia”.

A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a "Lua Verde" não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. Pintada de verde, a lua ganha cor.

Quando a lua cheia se move para a sombra da Terra, ela escurece, mas não desaparece. A luz do sol que passa pela atmosfera da Terra ilumina a lua de forma dramática, tornando-a vermelha — e é por isso que isso é frequentemente chamado de “lua de sangue”.

De qualquer forma, a Lua não deverá ficar realmente azul. Isso ocorre apenas em situações muito raras, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pelo satélite.

Ciclo lunar de abril de 2023
no dia 13 é a vez a Lua Minguante, às 06h12, que começa o ciclo de redução do satélite. A Lua Nova surge às 01h15 do dia 20 deste mês. As fases da Lua do mês de abril terminam com a Lua Crescente, no dia 27, às 18h21.

A "Lua Pascal" vai parecer maior e mais brilhante nas próximas três noites, quando estará em fase cheia. Publicado em 5 de abril de 2023 às, 10h23. Última atualização em 5 de abril de 2023 às, 10h29. Na madrugada desta quinta-feira, 6, uma lua cheia conhecida como "Superlua Rosa" poderá ser vista em todo o Brasil.

Agora pode ser invocada usando o item de invocação Bloody Tear.

Uma super-lua rosa iluminará o céu esta quinta-feira à noite para a lua cheia. O evento é tão raro quanto bonito: na noite de quinta-feira, 6 de Abril de 2023, a chamada Super Lua "cor-de-rosa" erguer-se-á durante a noite!

Luas cheias de 2023:
6 de abril: Pink Moon (Lua Rosa) 5 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.

A superlua cheia de 19 de março de 2011 ocorreu a apenas uma hora do perigeu, à distância de 356 577 km. Por isso, viu-se a Lua 7,94% maior e 16,52% mais brilhante que uma lua cheia típica.

Ganimedes, a maior lua de todas
O título de maior lua não é à toa: Ganimedes tem 5.262,4 km de diâmetro. Para comparação, considere o diâmetro das demais luas galileanas: o de Europa, por exemplo, é de 3.121,6 km, enquanto Io tem diâmetro de 3.642 km e Calisto tem 4.820 km de diâmetro.