Qual é a lua boa para plantar maracujá?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).

Para hortaliças como couve, almeirão, salsinha, espinafre, cebolinha e plantas medicinais, como boldo e melissa, a Lua Nova é a fase ideal, pois a força que a lua começa a exercer sobre a terra faz com que a seiva das plantas se movimente com mais facilidade do caule em direção aos ramos.

O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.

O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses).

A colheita é feita de 6 a 8 meses depois do plantio, pegando os frutos caídos no chão, ou amarelos presos na planta.

O que não fazer: Comprar frutas, verduras, legumes e flores com o objetivo de durar mais tempo. Na beleza, evite tinturas e depilação, podem não durar muito. Também não é um momento para passividade e falta de posicionamento.

A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.

O ciclo da lua crescente, da nova até a cheia que é a fase iluminada, Antunes orienta que é bom para fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais, estas que precisam ser replantada a cada ano. No ciclo após a lua cheia, vem a minguante que se caracteriza pela fase menos iluminada e é melhor podar plantas perenes.

Quando a lua está na sua fase minguante, a força exercida sobre a Terra é menor. Por isso, plantas que crescem para dentro da terra, como cenouras, batata, gengibre, dentre outras raízes, tendem a ter um melhor desenvolvimento, logo é um ótimo período para esse tipo de plantio.

Lua de hoje em Capricórnio.

Recomenda-se a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.

R: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto.

Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).

Os frutos do pé de maracujá aparecem aproximadamente após 2 semanas da polinização. Quanto mais luz a planta receber, mais rápido será.

Aumente a presença do inseto em pomares de maracujá com toras de madeira velha ou apodrecida.