Qual é a língua oficial da Igreja Católica?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O latim

O latim continua sendo a língua oficial da Igreja universal. Ele é usado como língua de referência para tradução de documentos importantes para as línguas modernas.

O Vaticano a adota como sua língua, sendo o único país do mundo a utilizá-la. O Rito Romano da Igreja Católica tem o latim como sua língua oficial.

O latim, inicialmente um dialeto falado pelo povo de Latium (Itália Central), tornou-se a língua padrão do Império Romano em toda a Europa.

Surgiu na região do Lácio (próxima à cidade de Roma Antiga) na antiguidade. Tornou-se a língua oficial do Império Romano e, na Idade Média, foi adotada pela Igreja Católica Romana. Na Idade Média, a maioria das regiões usava o latim.

O artigo 13 da atual Constituição Brasileira diz: "A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil".

As orações são pronunciadas pelos padres em voz baixa e apenas em latim. Além disso, eles têm que usar luvas para não tocar diretamente na Eucaristia e ficam de costas para os fiéis. Este rito deixou de ser usado em 1969, quando foi substituído pela atual missa por Paulo VI.

Missa em latim e forma extraordinária
Ela também é frequentemente chamada de “Missa Tridentina” ou “Missa Tradicional em Latim”. Esta última é a forma de liturgia católica cujo uso o Papa Francisco restringiu com o seu motu proprio Traditionis custodes.

Em 7 de Julho de 2007, o papa Bento XVI promulgou o motu proprio "Summorum Pontificum", em que liberalizou o uso do Missal Romano editado em 1962, cujo uso deixava ao arbítrio da cada padre da Igreja latina nas missas celebradas sem o povo, podendo também a celebração pública ser permitida, sem recorrer ao bispo ...

Língua morta (ou extinta) é aquela que só artificialmente é usada, mas que deixou de o ser nos países originários. É o caso do latim, por ex., ou do grego clássico e do sânscrito.

língua acádia

Com o registro mais remoto datado do século 14 antes da Era Moderna – AEC (o que o calendário cristão costuma chamar de Antes de Cristo), a língua acádia, também chamada de acadiano, é o idioma mais antigo de que se tem conhecimento.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

O latim é a língua oficial do Vaticano, embora seja uma língua considerada extinta. Há 2 000 anos atrás, o latim era falado por todo Império Romano, que, no seu auge ia de Portugal ao Iraque e da Bretanha ao Norte da África.

O sardo, dialeto da Sardenha seria a língua mais semelhante ao latim, com uma derivação de apenas 8% em relação ao latim. Em um contexto mais geral, as línguas do sul da Itália são as que mais se aproximam do latim, enquanto no norte são mais distantes.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos.