Qual é a língua mais antiga da Europa?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

É difícil dizer com segurança qual é a língua mais antiga da Europa, porque não é possível datar as tradições orais. No entanto, considera-se que o basco é a língua mais antiga, embora as primeiras evidências escritas remontem ao século XVI. Continua a ser falado no sudoeste da França e no norte da Espanha.

1. Grego. Entre todas as línguas existentes, o grego é considerado o mais antigo de todos. Estima-se que tenha surgido há mais de três mil anos, sendo falado na Grécia há milhares de anos e usado por muitos outros países ao redor do mundo.

A UE tem 24 línguas oficiais: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

A primeira palavra humana pode ter sido "oi!"
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".

O sardo, dialeto da Sardenha seria a língua mais semelhante ao latim, com uma derivação de apenas 8% em relação ao latim. Em um contexto mais geral, as línguas do sul da Itália são as que mais se aproximam do latim, enquanto no norte são mais distantes.

O latim, inicialmente um dialeto falado pelo povo de Latium (Itália Central), tornou-se a língua padrão do Império Romano em toda a Europa. Na verdade, duas formas da língua latina foram criadas: latim clássico – língua da administração romana – e do latim vulgar – falado pelo povo colonizado.

O Vaticano a adota como sua língua, sendo o único país do mundo a utilizá-la. O Rito Romano da Igreja Católica tem o latim como sua língua oficial. O latim é utilizado, também, pelas ciências naturais, especialmente biológicas.

Húngaro. O húngaro é membro da mesma pequena família de línguas do finlandês, então você também não encontrará nenhuma familiaridade nesse idioma. O húngaro tem 18 casos gramaticais e 14 vogais, o que torna particularmente difícil se comunicar nesse idioma.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Depois do russo e do alemão, a próxima língua mais falada da Europa é o francês, com mais ou menos 80 milhões de falantes nativos(as).

grego

A Bíblia foi escrita em aramaico, hebraico e grego. O aramaico (e sua variante posterior, o siríaco) e hebraico são línguas semíticas e o grego, e posteriormente o latim, são de origem indo-europeia.