Qual é a língua do amor?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Abraços, cafunés, beijos, toques carinhosos, dar as mãos, ficar abraçadinho enquanto vê um filme, massagens e relações sexuais são algumas formas de expressar o amor fisicamente. Quem tem essa linguagem do amor se sente seguro e amado quando é tocado pelo cônjuge e pode ficar ansiosa com a ausência de contato físico.

Você sabia que existem 5 linguagens do amor? Elas representam a forma como cada pessoa ama ou a forma que cada um quer ser amado. Inclusive, há um livro chamado “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito por Gary Chapman, que aborda exatamente as cinco maneiras de experimentar e expressar o amor.

A teoria das “5 linguagens do amor” foi proposta pelo autor Gary Chapman em seu livro “The 5 Love Languages”. De acordo com Chapman, existem cinco maneiras diferentes de expressar e receber amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toques físicos, presentes e atos de serviço.

As 5 Linguagens do Amor são:

  • palavras de afirmação;
  • tempo de qualidade;
  • dar presentes;
  • atos de serviço;
  • toque físico.

Índice

  • 1 Amor fraternal - Storge.
  • 2 Amizade - Philia.
  • 3 Amor romântico - Eros.
  • 4 Amor incondicional - Ágape.

As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman

  • Palavras de afirmação;
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

Ou pensou em alguém que parece ter uma junção de dois ou mais tipos de linguagem? Isso acontece com frequência, porque é possível sim ter mais de uma linguagem do amor. Na verdade, é bem comum que as pessoas tenham mais de um meio de demonstrar amor, sendo que algumas atitudes são mais fortes que outras!

Primeira Linguagem do Amor: Palavras de Afirmação

  1. Vá além do “eu te amo”
  2. Faça elogios sinceros e com significados.
  3. Elogie a pessoa amada na frente de outras pessoas.
  4. Escreva bilhetes.
  5. Faça bom uso das redes sociais.
  6. Converse com frequência.

A linguagem do amor pode ser demonstrada através do toque, em uma massagem, cafuné, beijos, etc. Estar em contato com o corpo da pessoa amada gera muito prazer para algumas pessoas, não só apenas no sentido sexual.

As palavras de afirmação, também chamadas de reforço positivo, são uma maneira muito efetiva e importante de ajudar você a se conectar com seu pequeno, contribuindo para que se ele sinta amado, valorizado e reconhecido, tanto por sua capacidade quanto por seu esforço.

É possível fazer o teste das cinco linguagens do amor por meio do site IBC Coaching.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Conheça cada uma delas e descubra como agradar seu amor da forma que criará mais conexão entre vocês dois.

2 – TEMPO DE QUALIDADE: valorizar os momentos ao lado das pessoas que amamos e estar totalmente conectado com elas no aqui e agora. É dedicar um tempo que vai além da presença física, mas sim, um tempo para estar presente de corpo e alma com o outro. É a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

A linguagem culta ou padrão é aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências que se apresentam com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.

Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.

Há seis funções: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística. Esse é um tema muito importante para quem vai fazer o vestibular, pois faz parte da prova de português da maioria dos processos, inclusive do Enem.